Estimular que os estudantes reflitam, busquem informações e desenvolvam sua opinião de forma crítica são ações promovidas no colégio com o intuito de formar cidadãos que saibam se posicionar frente às diferentes dinâmicas sociais. A visão crítica, é um dos princípios e valores do CEAT, conceitos que também abrangem estudo, autonomia, comprometimento, postura ética, solidariedade e valorização da vida.
Nesse sentido, um dos grandes projetos que teve sua finalização recente foi o lançamento de duas revistas, criadas pelos alunos que hoje estão na 3ª série do Ensino Médio. O trabalho iniciou ainda em 2021, com uma proposta transdisciplinar, que envolveu os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Redação, Literatura, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A partir dos estudos orientados pelos professores das áreas de linguagem e ciências humanas, os alunos produziram artigos sobre a história, a cultura e as representações sociais e políticas dos povos originários e a população negra brasileira. Os trabalhos deram origem a duas revistas: Povos indígenas: memória e resistência; A luta: o povo negro contra a marginalização. As publicações impressas podem ser lidas pela comunidade escolar na Biblioteca do CEAT Lajeado.
Em 2022, as turmas da 2ª série do Ensino Médio já iniciaram os trabalhos para o desenvolvimento da segunda edição do projeto.