Autora: Marina Heineck
Turma: 9ª série B
Unidade: CEAT Lajeado
Professora: Leticia Gracioli
Duke, um cão amigável, inteligente, brincalhão e obediente, junto a seu fiel amigo, Thomas, tem várias histórias para contar, em especial, uma delas…
O passatempo preferido dos amigos era ler, sobretudo, livros os quais contavam sobre a vida de outros cachorros, assim como Marley & Eu.
Thomas era um leitor nato. Lia cada capítulo como se fossem dias a serem vividos na companhia de Duke.
Todas as tardes, sentados próximo à cerejeira que havia no jardim, ficavam eles, às vezes até o anoitecer, “mergulhados” nos livros como se a resposta para o dia de amanhã estivesse em algum capítulo ainda não lido.
Certo dia, Thomas descobriu que o cachorro presente no livro o qual “eles” estavam lendo adoeceu, o mesmo que estava acontecendo com Duke, mas isso acabou não tendo importância, visto que Duke já tinha dez anos de idade, portanto, era apenas uma coincidência.
A cada capítulo que se passava, a situação ia ficando cada vez mais preocupante para o cachorro, assim como para Duke; condição que alertou Thomas sobre a saúde do seu melhor amigo.
Consciente de que o estado dos animaizinhos não era nada favorável, principalmente para Duke, só restavam suas esperanças, uma vez que a situação já não era mais uma casualidade.
Iniciando o último capítulo aos prantos, Thomas compreendeu que, do mesmo modo que o cachorrinho presente no livro estava saindo de cena, era a vez do seu mais fiel companheiro, Duke, dar o último suspiro.
Por fim, a história que acaba de ser vivenciada não foi a de um cachorro qualquer, e sim, a do melhor amigo do homem, nesse caso, de Thomas; a de seu fiel companheiro Duke.