Autora: Caroline Agostini Gianezini
Turma: 2ª série do Ensino Médio
Unidade: Região Alta
Professora: Flávia Zanatta
Apesar de toda a poluição existente na atmosfera, o amor ainda está no ar. Percebi isso hoje pela manhã, enquanto comprava meu café preto na lancheria que fica ao lado do meu escritório.
A moça que fazia os pedidos não era a mesma de sempre, mas isso obviamente não me impediu de comprar a bebida. Sentei na bancada e a garçonete logo me atendeu. Estranhei a frieza com que fui tratado, mas continuei à espera. Ela largou o cafezinho na minha frente e desapareceu dentro da cozinha da lanchonete. Chequei meus e-mails, dei uma olhada no jornal e aí me ocorreu uma ideia. Quando a moça saiu novamente, abri no meu rosto o maior sorriso que consegui e lhe desejei um ótimo dia. Fui surpreendido. Recebi um bom dia também! Foi uma vitória naquela manhã de segunda-feira.
Nunca fui simpático de graça, mas não vi motivo para tratar a moça da mesma forma como ela me tratou. Não guardei rancor. Não sei o que se passa na vida dela para ter agido daquela forma. O que me surpreendeu foi o final. Ganhei um bom dia também.
E, por incrível que pareça, apesar de tudo, aquela moça do café substituta não me deu apenas um bom dia em uma manhã mal-humorada de segunda-feira; ela também me deu o café e a lição de que o amor é contagiante.