Viver o processo histórico: Alunos aprendem sobre arqueologia na prática

O resgate e a preservação histórica são elementos importantes para o CEAT. Ao longo de seus 131 anos, o colégio passou por diferentes situações que moldaram o que a instituição é e representa hoje para a comunidade e ter sua história preservada foi fundamental em muitos momentos. Pensando nisso, o CEAT oportuniza aos alunos uma experiência inédita na região: o acompanhamento do ponto de vista arqueológico das escavações na área próxima à Igreja de Cristo.
As turmas do nível 4 da Educação Infantil a 3ª série do Ensino Médio estão vivendo o processo histórico na prática. Em visitas à área onde acontecem as escavações, os alunos aprendem mais sobre arqueologia e as histórias por trás dos objetos encontrados no local. Os estudantes também são estimulados a fazerem relações com as histórias de suas famílias e a conversarem em casa sobre o que viram. Por enquanto, no local foram localizados fragmentos de uma construção e de louças, o que, junto com a história oral, indica a existência de uma casa no local.
Todo o trabalho arqueológico está sendo realizado através de contrato com o Laboratório de Arqueologia da Univates e acompanhado pelos professores de história do CEAT e os regentes das turmas da Educação Infantil e das Séries Iniciais. O trabalho é coordenado pela Profa. Dra. Neli Galarce Machado. Este trabalho, além de ser uma experiência para os alunos, também ajuda a regatar parte da história da rua Júlio de Castilhos, da Comunidade Evangélica e do município de Lajeado.
Após o processo de resgate arqueológico, as peças serão limpas e organizadas e encaminhadas ao Memórias CEAT, espaço de resgate histórico do colégio inaugurado em fevereiro de 2023.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.