Nesta segunda-feira, dia 14, o Docile/CEAT/Bira lutou em quadra pela primeira partida do playoff final do Campeonato Gaúcho de Basquete, categoria sub-17. Enfrentando a equipe do Corinthians, de Santa Cruz do Sul, dentro de casa, o apoio do torcedor foi fundamental para a grande virada. No segundo quarto, tudo parecia estar perdido para a equipe lajeadense: Santa Cruz impôs um placar de 30×11 no Bira. A equipe, que chegou a ficar 23 pontos atrás do adversário, esboçou reação no terceiro quarto, quando diminuiu a diferença para 12 pontos. O último quarto foi decisivo para a virada: com apoio dos mais de 200 torcedores, a equipe foi encostando e nos últimos dois segundos uma bola de três pontos de Mateus, pivô do Docile/EAT/Bira, empatou a partida e levou o jogo para a prorrogação.
Segundo o comandante da equipe, Ubirajara Hertzer, o Bira, se milagres existem, a virada foi um deles. “Começamos muito mal e estávamos numa situação praticamente sem volta. Encostamos o jogo e a virada provocou um grande crescimento na equipe que soube manter o bom momento e vencer a prorrogação por 51×48. Agora é descansar pois foi uma partida muito desgastante tanto emocional quanto fisicamente e partir focado para Santa Cruz na quarta-feira”, comenta. O próximo jogo acontece às 19h, na quarta, em Santa Cruz. Caso o Docile/CEAT/Bira vença, leva a taça para casa. Se perder, o terceiro jogo será decidido em Santa Cruz, na sexta.
As categorias de base do CEAT/Bira nas modalidades Voleibol e Basquete contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Show dos Esportes, Kikão Lanches, Restaurante Prâmios Restaurante Henicka e Restaurante Nápoli.