Dois anos e meio após retomar a oferta de cursos técnicos, o Colégio Evangélico Alberto Torres – CEAT está formando a sua primeira turma do Curso Técnico em Enfermagem, totalizando 30 alunos que ingressaram em 2015. No dia 07 de julho, será realizada a formatura, no Teatro CEAT.
A decisão de voltar a oferecer um curso profissionalizante, que já têm outras turmas em andamento, ocorreu com base no cenário profissional atual e futuro do Vale do Taquari.
De acordo com um estudo realizado pelo colégio, há carência destes profissionais nos hospitais da região ao mesmo tempo em que o mercado de trabalho vem se ampliando desde a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Lajeado, com a oferta de curso de medicina na região e com a crescente procura de profissionais para atuar no atendimento a idosos. Outro ponto importante para a oferta deste curso foi a parceria firmada entre o CEAT e o Hospital Bruno Born (HBB).
O diretor geral, Rodrigo Ulrich, explica que a implementação do curso técnico “está relacionado à identidade institucional: na atenção que se tem com a sociedade em que o colégio está inserido, da qual ao longo desse século de história, houve uma participação muito ativa, participativa e colaborativa para o desenvolvimento da cidade e da região. Portanto, oferecer a formação técnica é também uma responsabilidade assumida pelo colégio, como em outras épocas noutra área, agora no segmento da saúde”. Ulrich também destaca que “a empregabilidade dos formandos reforça esse posicionamento, seja pela importância da oferta do curso, como também, do trabalho que desenvolvemos junto aos estudantes dessa primeira turma”.
Esta é a primeira vez na história do colégio em que é feita a oferta de um curso técnico na área da saúde. No entanto, ao longo de seus 125 anos, o CEAT já foi referência na educação técnica voltada para a área de administração.
Aproximar o aluno da prática
O Curso Técnico em Enfermagem do CEAT foi pensado e organizado com o objetivo de aproximar os alunos do cotidiano dos profissionais da área desde o início das aulas, vinculando os estudos teóricos à prática. Além dos estágios, os estudantes têm ao longo do curso vivências de observação em locais onde atuam os técnicos de enfermagem. A estrutura física do CEAT conta com sala de aula e laboratório.
O curso tem duração de cinco semestres. As aulas ocorrem no turno da noite, de segunda a sexta-feira.
Foto: Carpe Diem Produção de Eventos