Despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro e a consciência da importância de adquirir o hábito de ler são tarefas conjuntas da escola e das famílias que fazem a diferença no presente e no futuro das crianças e dos adolescentes. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar e posicionar-se. A leitura também é espaço de imaginação, construção e reconstrução. Estimulando este hábito, faremos com que compreendam melhor a si, ao outro, o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral.
O CEAT assume a responsabilidade de promover espaços e momentos que estimulem a leitura e o Projeto Autor Presente é uma das propostas já consolidadas no ambiente escolar. Desde 2007, livros são escolhidos de acordo com a faixa etária dos alunos e explorados em sala de aula e com as famílias. Depois, os escritores vêm à escola e interagem com seus leitores.
A 17ª edição do Autor Presente iniciou nesta semana com a vinda do escritor e ilustrador André Neves. Livros, poesias e desenhos marcaram os momentos com os alunos do Berçário a 4ª série de ambas as unidades do CEAT. Três obras do autor estiveram presentes no dia a dia das turmas nos últimos meses: “Lino” (Berçário ao Nível 4), “Nuno” (Nível 5 a 2ª série) e “A Caligrafia de Dona Sofia” (3ª e 4ª série).
Nos próximos meses, outros dois escritores estarão no colégio. Ana Cláudia Ramos, escritora de “O escuro que mora dentro do escuro” (5ª e 6ª série), “Pra onde vão os dias que passam?” (7ª série) e “No meio do caminho tem uma porta” (8ª e 9ª série) estará no colégio em setembro. Em outubro, Gustavo Melo Czekster, autor de “Não há amanhã”, estará com as turmas do Ensino Médio.