“Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra é um microcosmo de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida.” Livro “Boniteza de um sonho” de Moacir Gadotti
Para nos encantarmos com a natureza, precisamos passar por uma experiência direta com ela, o que exige participação de corpo e alma, aguçando cada um de nossos sentidos. E, essa experiência sensível com o mundo natural de “observar” os fenômenos da natureza pode nos ajuda a nos tornar mais potentes e capazes de transformar o mundo agindo em favor da vida. Foi pensando nisso que essa história começou….
O “Projeto Arte e Vida – Conhecendo, plantando e cultivando chás” vem unindo a turma do nível 5 A e da 8ª série A. No componente curricular “O homem e o meio ambiente”, os alunos da 8ª série escolheram desenvolver ações de cunho ambiental dentro da escola, e esta iniciativa, veio de encontro com as pesquisas que o Nível 5A vem realizando sobre os tipos de chás. Assim, diante de conversas, pensamos em plantar e cultivar algumas mudas de chás, na “sacada” da nossa sala de aula.
Primeiramente, as crianças pesquisaram no Laboratório de Informática sobre algumas mudas de chás que seriam adequadas para serem plantadas neste período e assistiram vídeos de como montar a própria floreira ou horta. Partindo disso, realizamos o plantio das mudas em conjunto com a 8ª série. Diariamente as mudas de chás foram recebendo água e carinho e se desenvolveram. Com estas, preparamos deliciosos chás para serem degustados. Também compartilhamos com as famílias e realizamos o Dia do Chá com o Nível 5 B e com a 8ª série.
No retorno das férias de julho, tivemos uma surpresa, nossas mudas de chás haviam secado. Mas, o interesse por chás, não parou por aí e não desistimos…. tínhamos um sonho que era confeccionar um relógio dos chás e que este pudesse ser em um espaço maior, onde todas as turmas poderiam participar, colhendo chá quando havia necessidades. Foi, então, que iniciamos uma nova etapa:
– Pesquisamos quais chás podem ser tomados em determinados horários: pela parte da manhã, depois do almoço, a tardinha e pela parte da noite;
– Realizamos pesquisas do espaço e do que precisaríamos para a montagem do relógio.
– Contamos com a participação de 5 alunas da 8ª série, do pessoal da Escola, das famílias e mais do que especial a participação dos alunos.
Nosso sonho se realizou, e nosso “olhar” atento aos cuidados com as plantinhas acontecem diariamente!
Professora Deise Ana Marchetti