“A criança tem paixão inata pela descoberta e por isso convém não lhe dar a resposta ao que não sabe, nem a solução pronta a seus problemas; é fundamental alimentar-lhe a curiosidade, motivá-la a descobrir as saídas, orientá-la na investigação até conseguir o que deseja.” (Autor desconhecido)
A Turma do Nível 5 A vem aprendendo um pouco mais sobre a matemática percebendo e pesquisando onde ela está presente no dia a dia.
Com o auxílio da professora Deise Ana Marchetti, as crianças manusearam uma balança, percebendo que existe diferença entre o peso de alguns objetos e alimentos.
Outro lugar em que os números estão presentes é nas garrafas e caixas de suco. Durante um dia em que os alunos trouxeram o lanche de casa, as embalagens foram reunidas e a turma pode perceber a diferença entre uma e outra.
Também tem matemática no fio dental. Observando a quantidade na embalagem, as crianças mostraram interesse em saber quanto fio tinha em cada uma. Com o auxílio de uma fita métrica elas puderam saber qual o comprimento do fio dental.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a matemática contribui para a estruturação do pensamento e para o raciocínio dedutivo do aluno, interferindo fortemente na formação de suas capacidades intelectuais.