ProficienciaOferecer aos estudantes a possibilidade do domínio de línguas estrangeiras é uma constante na história centenária do CEAT. O conhecimento de diferentes idiomas permite a interação com pessoas de outras nacionalidades, dá acesso a programas de estudo e intercâmbio e abre portas para o mundo do trabalho. Com base nestas premissas, desde 1988, os alunos têm acesso a proficiência de língua alemã e, desde 2017, de língua inglesa. Ambas avaliam os conhecimentos a partir das quatro competências indicadas pelo Marco Comum Europeu: ouvir, falar, ler e escrever.
Recentemente, iniciaram as aplicações das provas de língua alemã em ambas as unidades, envolvendo os estudantes da 5ªª, 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental e de 2ª e 3ª série do Ensino Médio. As avaliações aplicadas durante o Ensino Fundamental são preparatórias para a última etapa, realizada no Ensino Médio. A aprovação neste nível, dá acesso a um diploma vitalício, atestando o conhecimento no idioma. A concessão do documento é fruto da parceria do CEAT com o governo alemão.
Já as provas de língua inglesa acontecem a partir da próxima semana e envolverão estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental e da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A avaliação, certificada pela Universidade de Cambridge, dá acesso à certificação internacional de conhecimento em língua inglesa. O CEAT é a segunda escola do Rio Grande do Sul a incluir no currículo obrigatório esta proficiência.
As aplicações das proficiências são etapas da avaliação dos conhecimentos dos estudantes e fazem parte de um projeto pedagógico alicerçado em carga horária, material didático e profissionais adequados a cada faixa etária.

Toshyro Inovação e Tecnologia