“As forças mais profundas que vivem no íntimo da criança, só podem ser tocadas e avivadas pelo brinquedo mais sadio do mundo: o brinquedo chamado natureza”, Rudolf Kishnick.

Outubro é o mês do Projeto Reinventando a Infância no CEAT. Em 2021, a iniciativa chega a sua 20ª edição com o intuito permanente de celebrar a infância, através de diferentes vivências às crianças da Educação Infantil e das Séries Iniciais de ambas as unidades do CEAT. As atividades também envolvem o CEAT Integral, oferecido no turno inverso ao das aulas.
Neste ano, os elementos da natureza são o convite para a exploração, as vivências, as sensações, o aprendizado e, certamente, as brincadeiras. A observação dos elementos naturais – fogo, terra, ar e água – ao ser feita de forma viva dentro e fora do corpo, traz a experiência direta de ser inseparável da natureza, oferecendo uma ecologia humana significativa e cultivando um pensamento científico que seja, ao mesmo tempo, ético e afetivo. A cada semana de outubro, um dos elementos será trabalhado nas turmas. O primeiro deles foi o fogo.
A proposta geral do Reinventando a Infância foi apresentada aos colaboradores envolvidos em um encontro especial, realizado no fim de setembro. Na ocasião, os professores e monitores interagiram com os elementos e aprenderam com a consultora da èthos - Criação Elementar, Dra. Juliana Gasparotto, também professora do CEAT.

 

Toshyro Inovação e Tecnologia