Incentivar a reflexão e a ação das famílias sobre diferentes temas é uma proposta presente em diversas ações do CEAT. Estes momentos de orientação e capacitação têm o intuito de contribuir para o bem-estar das famílias e o desenvolvimento dos alunos através da oferta de informações seguras e de qualidade. O Seminário de Pais é uma das ações realizadas anualmente e sempre traz temáticas atuais e abrangentes apresentadas por profissionais reconhecidos em suas áreas.
A edição de 2021, realizada nesta semana, abordou o tema: Ambientes emocionalmente saudáveis nas famílias e na escola. A partir de situações vivenciadas ao longo da pandemia, a Ma. Bianca Stock, especialista em problemas do desenvolvimento da infância e adolescência, destacou a importância de os adultos contribuírem para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. De acordo com a psicóloga, as famílias e a escola devem oferecer ambientes que incentivem que os filhos e os alunos compreendam quem são, do que gostam e como podem contribuir com as pessoas com quem convivem e as situações que vivenciam. Estes ambientes que promovem a conexão, e não o controle, auxiliam no desenvolvimento das aprendizagens, na criação de laços de entendimento, na escuta e na construção de limites.
A partir das perguntas trazidas pelas famílias e apresentadas pela orientadora educacional do CEAT Laura Opperman Elter, Bianca Stock reforçou que os desafios de comportamento são oportunidades de ensinar habilidades de vida e que é preciso focar na solução e no encorajamento, considerando os erros como oportunidades de aprendizagem e de desenvolver responsabilidade pelos atos. Também foram abordados no evento temas como o ócio, o incentivo a criatividade, a necessidade de um olhar atento para o uso de telas e jogos e a construção de acordos na família.
Além disso, o Seminário de Pais contou com a participação do diretor geral, Rodrigo Ulrich, que atualizou a comunidade escolar sobre questões como a retomada de algumas atividades optativas, o currículo escolar, as rematrículas, os investimentos e as reformas no colégio. O link de acesso ao evento segue disponível nas salas de aula virtuais.

 

Toshyro Inovação e Tecnologia