“O maior sinal de quando alguém realmente foi ouvido é quando a tensão de suas palavras diminui e ela pode parar de falar e se sentir considerada e relaxada sem achar que precisa fazer ou aprender algo”, (Rosenberg, 1999).

A equipe de Orientação Educacional do CEAT está promovendo junto aos professores das Séries Finais e do Ensino Médio a formação Manejo das Emoções com o intuito de capacitar os docentes para melhor acolher e auxiliar os alunos. Esta formação foi planejada a partir da escuta de demandas dos professores quanto a situações trazidas pelos estudantes relacionadas a angústias, medos e ao enfrentamento de situações que geram preocupação, tensão, tristeza e luto.
Na proposta, a psicóloga Laura Oppermann Elter e o auxiliar Victor Wiskow Kruger apresentam diferentes situações no formato de story telling. A narrativa fictícia serve para apresentar a sensibilizar os professores para diferentes situações que podem estar acontecendo com alunos e suas famílias. Posteriormente, os profissionais expõem de forma dinâmica compreensões e orientações quanto a como conduzir cada momento escutando e considerando os sentimentos dos estudantes, validando de forma empática o que cada um sente e auxiliando na aceitação e na resignação.
Com os professores da Educação Infantil, a formação foi realizada com a orientadora Denise Polonio e o auxiliar Victor Wiskow Kruger numa perspectiva relacionada a este nível de ensino. Estas propostas estão entre outras ações apresentadas pela Orientação Educacional para auxiliar a comunidade escolar no enfrentamento de situações relacionadas à pandemia e a outras questões que surgem no dia a dia.

Toshyro Inovação e Tecnologia