11.03PetersonEstudar em outros países, conhecer novos lugares e culturas e fazer amigos de outras nações são oportunidades cada vez mais acessíveis entre os estudantes do CEAT. Um dos caminhos que pode ser seguido é a candidatura para cursar a graduação em universidades estrangeiras.
O funcionamento do sistema de ingresso, especialmente o norte-americano, foi abordado com as turmas do Ensino Médio pelo ex-aluno Peterson Haas. Na atividade especial realizada nesta quinta-feira, o formando de 2019 falou sobre o que ele fez durante a Educação Básica para viabilizar a candidatura em universidades internacionais, destacando as atividades optativas como uma oportunidade para demonstrar interesse genuíno, dedicação, proatividade, liderança e coerência com a área de interesse inscrita na candidatura. Ele também abordou outras etapas, como proficiências, testes, redações, cartas de recomendação, entrevistas e currículo.
Ao longo o Ensino Médio, Peterson foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq, estudou em um curso de verão da Universidade de Stanford e participou da Academia de Lideranças da América Latina, em São Paulo. Além disso, ele foi um dos organizadores da Feira Brasileira de Jovens Cientistas, realizada em 2020. Neste momento, o ex-aluno aguarda a finalização dos processos de seleção nas universidades em que se inscreveu para iniciar a formação superior.
Os estudantes do CEAT também têm oportunidades em universidades alemãs a partir da proficiência no idioma que integra o currículo do colégio. Recentemente, três ex-alunos estiveram em reunião para receberem informações sobre a prova de ingresso ao Studienkolleg, ano preparatório para acessar as universidades alemãs. Ester Bertozzi, Lorenzo Moro da Luz e Júlia Nyland Jost poderão prestar a prova no Brasil no dia 25 de março e, se aprovados, estudarão na Alemanha. A oportunidade acontece por conta do convênio do CEAT com o ZFA - Deutschland Auslandsschularbeit International, órgão do governo alemão que apoia o ensino do idioma no mundo.

Toshyro Inovação e Tecnologia