WhatsApp Image 2020 05 05 at 08.54.07Os meses de afastamento devido a pandemia impactaram diretamente nas atividades escolares de 2020 e em diversos programas e projetos desenvolvidos presencialmente. Um deles é o programa Até Logo, realizado há mais de 20 anos com os alunos da 3ª série do Ensino Médio. A iniciativa abrange uma gama de atividades, sendo uma delas a orientação profissional, destinada a auxiliar os alunos na escolha de suas futuras carreiras.
Diante da quarentena, a equipe do setor de Orientação Educacional e as coordenações pedagógicas do Ensino Médio de ambas as unidades do CEAT avaliaram que a incerteza do prazo para a retomada das atividades escolares presenciais não seria motivo para deixar os alunos sem apoio, reflexões e orientação no que diz respeito ao processo de escolha de profissão.
O tradicional café dos terceiros que ocorreu na Unidade Região Alta foi feito pela modalidade virtual e foi conduzido pelo coordenador do Ensino Médio, Luís Galileu Tonelli, acompanhado pelo professor coordenador da turma, Jair Stefanello, e pela orientadora educacional, Denise Fabiane Polonio. A proposta de orientação profissional foi apresentada aos pais e alunos junto com o encontro de apresentação do Programa Até Logo.
A psicóloga Laura Oppermann Elter explica que “para que isso fosse possível, foi preciso redesenhar todo o programa, até então dirigido para a modalidade presencial. Além das atividades propostas em cada uma das "aulas" de orientação profissional, foi necessário readequar o número de participantes e identificar formas de motivar os alunos a participarem”.
Os encontros semanais estão iniciando já com avaliação positiva: “os alunos podem se colocar mais a vontade, expressando suas ansiedades e esperanças durante esse período tão importante na vida dos jovens". Além disso, sentem-se acolhidos e estimulados a refletir sobre suas escolhas, destaca a orientadora educacional.
O objetivo do Até Logo é contribuir para que a mudança na vida do jovem ao deixar da rotina escolar básica se torne tranquila e que ele seja capaz de iniciar seu Projeto de Vida. É na vida escolar básica que o aluno desenvolve laços de amizade que permeiam muitos anos e o Até Logo solidifica esse sentimento de pertencimento ao grupo e a escola. Refletir sobre seu futuro amparado em tudo o que as vivências escolares foram capazes de desenvolver é o que o Programa Até Logo vem aprimorando ao longo dos anos. Além da orientação profissional, acontecem atividades de integrações, o Profissional Por um Dia (com vivência e exercícios de oratória), sensibilização artística e reflexões.

Toshyro Inovação e Tecnologia