Peterson HaasA pesquisa científica, que neste momento é uma das grandes prioridades no mundo em busca de soluções para a pandemia que vivemos, alegrou o CEAT neste fim de semana. O ex-aluno Peterson Haas recebeu o prêmio ABRIC-WIFA de Inovação Científica da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace 2020, na categoria Ciências Agrárias neste sábado, dia 04 de abril. A exemplo do que aconteceu com inúmeros eventos no mundo todo, a premiação aconteceu online. Tradicionalmente o evento acontece na Universidade de São Paulo, USP.
Com o reconhecimento, o formando de 2019 está classificado para a International British Innovation, Invention, Technology Exhibition (IBIX), agendada para acontecer em 2021, em Londres, na Inglaterra. O aluno conta que “demorou um pouco para cair a ficha quando anunciaram que o prêmio iria para Lajeado. Mas, depois que fizeram o anúncio dos nomes, fiquei bastante feliz e grato pelo reconhecimento”.
A pesquisa apresentada é intitulada “Avaliação do efeito fitotóxico de extratos aquosos de Pinus elliotii sobre ervas invasoras de sistemas de cultivo agrícola” e foi orientada pela professora da Univates Lucélia Hoehne e coorientado pela docente do CEAT Ângela Maria Schorr Lenz.
O estudo começou em 2018 após ter se destacado na Feira de Ciências da Univates, onde o aluno ganhou uma bolsa de iniciação científica para aprofundar as pesquisas. Peterson já havia participado de outra edição da Febrace em 2017.

O projeto destaque na Febrace pode ser conhecido neste link: https://febrace.org.br/virtual/2020/AGR/183/

Toshyro Inovação e Tecnologia