02.04Há um mês, quando divulgamos o 1º Comunicado referente ao Coronavírus, as orientações e cuidados relacionados à pandemia que vivemos passaram a fazer parte de nosso dia a dia de forma mais intensa. Nestas semanas, muitos aspectos da dinâmica escolar mudaram e estamos vivenciando juntos novas aprendizagens.
Inicialmente, os cuidados de higiene e prevenção do contágio foram intensificados e o tema passou a ser trabalhado em diferentes componentes curriculares. Além disso, atividades muito esperadas, como o Dia da Família, os piqueniques e as gincanas, precisaram ser suspensas.
Nas páginas dos dez comunicados enviados à nossa comunidade escolar dividimos as preocupações e as incertezas que este momento nos impõe. Também nestes textos podemos relatar o engajamento de alunos, pais e colaboradores para que todos os desafios fossem superados um a um. Ainda estamos passando por este período delicado, mas temos esperança que tudo será superado.
A maior mudança no contexto escolar aconteceu na forma como as aulas ocorrem. Há quase três semanas, as duas unidades do CEAT estão vazias, sem a presença física típica das escolas. Em poucos dias, o cenário da pandemia se mostrou mais extenso e os pareceres do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação regulamentaram para que as propostas realizadas em sala de aula migrassem para as casas. As atividades domiciliares são uma novidade para a grande maioria dos alunos do mundo inteiro, não está sendo diferente no CEAT. Todos estamos aprendendo e nos adaptando aos desafios que esta mudança nos impõe.
A plataforma Google Classroom foi a escolhida para promover a interação entre professores e alunos. A escolha se deu pela característica intuitiva e autoexplicativa da mesma. Para auxiliar no uso, a equipe do CEAT produziu diversos tutoriais para professores, alunos e famílias. Desde então, os estudantes vêm recebendo as propostas de aula em casa. Neste momento, para apoiar as propostas pedagógicas, o CEAT também trabalha no desenvolvimento de videoaulas para o Google Classroom e aulas ao vivo via Google Meet. Os recursos de vídeo serão introduzidos nas aulas respeitando a autonomia dos professores e as propostas para cada nível de ensino.
As atividades domiciliares contam com acompanhamento da Equipe Pedagógica e estão em consonância com o planejamento pedagógico e a carga horária de cada componente curricular, considerando as adaptações ao recurso virtual e ao ambiente familiar e suas especificidades.
Outra importante iniciativa deste período são as orientações psicológicas, oferecidas pela equipe de Orientação Educacional. O auxílio acontece de forma coletiva, através dos cards publicados nas salas de aula virtuais, e também individualmente, por meio dos atendimentos online, agendados no site do colégio (www.ceat.net/sou-ceat/agendamento). O serviço pode ser utilizado por pais, alunos e colaboradores.
Ao longo deste último mês o CEAT também prestou seu auxílio social doando materiais aos hospitais e oferecendo estrutura de apoio às famílias que precisaram. Vimos também manifestações espontâneas de solidariedade em nossa comunidade escolar.
As medidas, ações e decisões do CEAT têm seguido o protocolo de planejamento para enfrentamento de crise e são discutidas pelo Comitê para Gestão de Riscos e Prevenção, formado por diferentes profissionais e especialistas, muitos voluntários.
Neste momento, diante das recomendações das autoridades e órgãos da saúde, permanecemos com as atividades presenciais suspensas. Virtualmente, seguimos primando pela qualidade do nosso trabalho, especialmente no que diz respeito ao ensino e ao aprendizado. Estamos em constante aprimoramento e implementando melhorias para superar dificuldades.
Reconhecemos o esforço de todos para superar com saúde este momento e seguimos de forma colaborativa, abertos ao diálogo. Mais uma vez agradecemos a todas as mensagens de apoio e de envolvimento recebidas.

 

Foto: No início de março a prevenção ao Cononavírus foi tema da fala da coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem do CEAT, enfermeira Patrícia Miotto, para s alunos do Ensino Fundamental e Médio e os professores.

Toshyro Inovação e Tecnologia