Estimados pais, colaboradores e estudantes da comunidade escolar de ambas as unidades do CEAT.
Com gratidão, nos dirigimos a cada um de vocês em nosso 4º comunicado, trazendo atualizações a respeito dos encaminhamentos do CEAT em relação ao cenário do Coronavírus. Aproveitamos para agradecer as inúmeras mensagens de apoio e de envolvimento recebidas nos últimos dias. Neste momento de grandes decisões, registramos a relevância da atuação dos integrantes do Comitê para Gestão de Riscos e Prevenção, que conta com diferentes profissionais e especialistas, muitos voluntários, que têm encaminhado conosco todas as ações.
Infelizmente, o cenário tem avançado de maneira negativa, por outro lado, todas as medidas de prevenção e a suspensão de aulas têm contribuído para evitar uma situação ainda mais difícil. De fato, este é um quadro inédito para todos, tendo maior complexidade que o experimentado em 2009, durante a pandemia da H1N1. Contudo, reafirmarmos a necessidade de pensarmos coletivamente, como comunidade escolar e sociedade, pois é juntos que conseguimos reverter cenários complexos e mitigar prejuízos.
Analisando o cenário atual, há indicativos reais para a prorrogação da suspensão das aulas, ação esta que será divulgada a todos conforme esse panorama vá sendo confirmado. Conforme comunicado anterior, registramos nosso desejo pelo convívio, pela presença, pela vida pulsando em nosso CEAT, pela interação entre alunos e professores na realização das atividades e dos trabalhos com foco no aprendizado. Porém, diante dos pareceres dos órgãos oficiais, temos ampliado a nossa organização para o uso da interação virtual entre família e escola, viabilizando a realização de atividades domiciliares. As publicações de 18 de março, quarta-feira, do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação nos tranquilizam para que possamos pôr em prática os encaminhamentos virtuais e oficializar o uso das atividades domiciliares, com a validação letiva dos dias em que essas atividades ocorrerão.
Neste momento, iremos recorrer às ferramentas virtuais e reconhecemos a importância de, neste tempo de crise, contarmos com tal alternativa. Portanto, comunicamos a retomada das atividades escolares na segunda-feira, 23 de março, de maneira virtual, em domicílio, tanto para professores quanto para estudantes.
A interação entre professores e alunos se dará pela plataforma Google Classroom, escolhida por sua característica intuitiva e autoexplicativa, facilitando a capacitação para o uso. Destacamos que serão enviados tutoriais instrutivos para professores, estudantes e responsáveis para que possamos, juntos, garantir a qualidade do nosso trabalho, que prioriza a excelência no ensino e no aprendizado.
Paralelamente, estamos trabalhando na proposta de um novo calendário escolar para recuperar os quatro dias letivos desta semana e o Dia da Família. Além disso, percebemos a necessidade de ajustes em nossa proposição de atividades e eventos previstos em cada série.
Amanhã, 20 de março, enviaremos informações para que estudantes e pais acessem a plataforma e possam iniciar as aulas na segunda-feira, 23 de março. Também comunicaremos os canais para suporte técnico, para auxílio na utilização da ferramenta Google Classroom.
Aproveitamos este comunicado para registrar que, até o momento, o colégio não foi informado de que integrantes da comunidade escolar estejam em avaliação clínica por órgãos da saúde. Reforçamos que, caso isso ocorra, bem como haja a confirmação de contaminação por Coronavírus, a escola deve ser imediatamente comunicada.
Destacamos que devemos seguir no resguardo, priorizando as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde.
Finalizamos reconhecendo, mais uma vez, com gratidão, o envolvimento de cada estudante, colaborador, responsável por aluno e demais integrantes de nossa comunidade escolar. Neste momento, a colaboração de cada um é fundamental para que juntos realizemos tudo que propomos e superemos todos os desafios. Temos a certeza de que, assim que toda essa situação for superada, estaremos todos juntos no CEAT para que prossigamos com nossas atividades presenciais.

Atenciosamente,
Direção Geral

Comunicado oficial

Toshyro Inovação e Tecnologia