Estimados pais, colaboradores e estudantes da comunidade escolar de ambas as unidades do CEAT, pedimos sua atenção para a atualização em relação aos procedimentos adotados pelo Colégio Evangélico Alberto Torres.
Diante dos avanços dos casos de pessoas contaminadas com CORONAVÍRUS no Brasil e, inclusive, no Rio Grande do Sul, considerando ainda os casos suspeitos na região, o CEAT decidiu em comitê específico designado para prevenção e decisões sobre o tema, pela suspensão das aulas nos próximos dias.
Sabemos que esta decisão pode gerar transtornos, dificuldades individuais e coletivas, incluindo a organização que vivemos diariamente juntos como comunidade escolar. Contudo, a saúde de nossos alunos, professores e familiares é prioridade neste momento, diante da possibilidade real de contágio, mesmo sendo adotadas várias medidas de prevenção. Assim, as aulas e atividades administrativas estão suspensas a partir de amanhã, 17 de março, até o dia 31 de março.
Nosso planejamento de contingência prevê possibilidades de aulas virtuais aos estudantes. Contudo, a utilização desse recurso está prevista para um contexto em que se amplie o cenário em relação ao CORONAVÍRUS, demandando uma suspensão das aulas por um período maior.
O Ministério da Educação emitiu uma notificação que esclarece o processo decorrente da suspensão das aulas. Ressaltamos o compromisso do CEAT em atender as questões legais que regem o funcionamento da educação básica, considerando que esta compreende da Educação Infantil ao Ensino Médio, reconhecendo que a utilização de recursos virtuais exigirá a observância, por parte do colégio, de vários aspectos que garantam a sua efetividade e legalidade. Nesse sentido, lembramos a experiência que tivemos em 2009, com suspensão de aulas em função da pandemia com H1N1, quando os dias letivos e as aulas foram recuperadas presencialmente. Este é o mais indicado e desejado.
Esclarecemos que, até o momento, não houve comunicação ao colégio de integrantes da comunidade escolar que estejam em avaliação por parte dos órgãos de saúde. Reiteramos a importância de que o colégio seja comunicado, caso haja suspeita sendo avaliada pela vigilância e/ou confirmação de algum caso de contaminação com o vírus.
O CEAT manterá a atuação do comitê específico designado para prevenção e decisões sobre o CORONAVÍRUS, planejando as medidas de contingência. Nesse sentido, estaremos em diálogo permanente com as instâncias do Sistema de Saúde, a fim de seguirmos tomando as estratégias necessárias.
Registramos a importância de cada família, juntamente de seus filhos, manterem os cuidados já comunicados pelo Sistema de Saúde e reproduzidos pelo colégio em suas orientações.
Atualizaremos as informações às famílias sempre que houver novas ações e demandas em relação ao tema. Reiteramos a importância do diálogo que estabelecemos, ouvindo opiniões, posicionamentos, sempre buscando a orientação das publicações oficiais dos órgãos do estado brasileiro, considerando o equilíbrio necessário que temos destacado, evitando os extremos de pânico ou omissão.
Permanecemos à disposição para o diálogo e contamos com a colaboração de todos.


Atenciosamente,
Direção Geral

 

Comunicado oficial

Toshyro Inovação e Tecnologia