06.03IntercambioO CEAT acredita que o conhecimento de novos idiomas e culturas pode contribuir positivamente para a formação dos estudantes. Com este propósito, o colégio oferece diferentes programas de intercâmbio.
Recentemente, durante o período de férias escolares de 2020, 11 estudantes do CEAT estiveram na Alemanha para vivenciar cinco semanas de estudo da língua alemã e de aprendizados sobre a cultura local. O grupo foi acompanhado da professora Roseli Kussler.
A viagem de estudos, realizada de 11 de janeiro a 16 de fevereiro, englobou quatro semanas de aulas na Alpadia Language Schools, em Freiburg, região da Floresta Negra. Durante este período, os estudantes frequentaram aulas regulares de língua alemã e ficaram hospedados em casas de famílias, vivenciando o dia a dia dos habitantes locais. Na quinta semana o grupo usou meios de transporte públicos para visitar as cidades de Munique e Berlim.
O intercâmbio para a Alemanha é realizado pelo CEAT há mais de 30 anos. As viagens visam aprofundar o conhecimento do idioma alemão, além de promover a troca cultural com as famílias locais e com estudantes de outras nacionalidades. A viagem de estudos também oportuniza passeios culturais e de lazer. Podem participar os alunos da 9ª série do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio.

O CEAT também conta com a parceria da AFS, organização que tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural e a integração dos povos. Desde 2017, os alunos têm a possibilidade de escolher entre mais de 50 destinos em todo o mundo, onde podem passar um período matriculados no Ensino Médio regular, além de aprender um outro idioma e sobre outra cultura.
Além disso, entre 2014 e 2019, o CEAT ofereceu intercâmbio para o Canadá. No momento a proposta voltada ao aprendizado da língua inglesa está sendo revista. O colégio busca um programa e escolas parceiras na Inglaterra visando uma proximidade com os exames de Proficiência em Língua Inglesa de Cambridge, realizados por todos os estudantes do CEAT. Durante o ano de 2020 a nova proposta será anunciada.

 

Toshyro Inovação e Tecnologia