Abraco“Ouvindo cada ex-colega vemos quanta semente tem sido lançada. E vê-se que não foi em vão. Vimos que a semente continua sendo lançada de maneira diferente, por pessoas diferentes, mas com o mesmo propósito. É maravilhoso isto”, Ingrid Schwingel, ex-professora do CEAT.

No ano em que o CEAT comemora os seus 130 anos, diferentes ações estão sendo realizadas com o intuito de valorizar a história centenária do colégio. Entre as iniciativas, estão dois encontros já realizados com ex-professoras, que revisitaram espaços da escola e relembraram momentos vividos aqui, além de conhecerem novos lugares. Trata-se de um reconhecimento simbólico a todos os que contribuíram para o desenvolvimento do CEAT.
Nesta semana, seis ex-professoras participaram da reunião pedagógica da Educação Infantil e s Séries Iniciais. Ingrid Schwingel, Maria Irene Glufke, Helena Antoniazzi, Marlene Breitenbach, Inês Brunet e Adis Azevedo juntaram-se a equipe de professores que hoje atuam no colégio, um momento de reconhecimento e troca de vivências. O grupo também visitou o Memórias CEAT, espaço de resgate da história do colégio que está em fase de conclusão.
Em abril, uma atividade realizada pelo CEAT Social trouxe oito ex-professoras ao colégio, quando visitaram a Biblioteca, o Teatro e o Memórias CEAT. Na ocasião, estiveram na escola as ex-professoras Adis Azevedo, Helena Antoniazzi, Maria Irene Glufke, Inês Brunet, Susana Togni, Hedy Bohnenberger, Ildete Rahmeier e Ingrid Schwingel.
Ambas as ações contaram com a organização da professora Susane Elise Giongo. Ao longo do ano, outras atividades alusivas aos 130 anos serão realizadas.

GincanaIncentivar a integração, o respeito, a cooperação e o trabalho em equipe são alguns dos objetivos das gincanas realizadas anualmente em ambas as unidades do CEAT. Estes momentos em equipe também incentivam a resolução de desafios e oportunizam o exercício de liderança e o desenvolvimento da ética e da moral. A Gincana é uma atividade educativa planejada com objetivos definidos no Projeto Pedagógico do CEAT.
Neste momento, a comunidade escolar do CEAT Lajeado vive estes objetivos, durante a 40ª Gincana do GEAT. Participam os alunos da 6ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, além de professores, pais e ex-alunos do CEAT.
O Concorde aterrizou no CEAT no dia 21 de março, quando aconteceu a constituição das equipes. A partir do tradicional momento, aconteceram atividades de organização, como a definição dos nomes das equipes, a preparação para o desfile, a confecção das camisetas, a criação dos gritos de guerra e a busca por patrocinadores, entre outras tarefas.
Atividades artísticas, culturais, esportivas e recreativas estão acontecendo de forma intensa desde a última quarta-feira, quando aconteceu o desfile e a abertura oficial, declarada pelo presidente da Comissão Organizadora, o estudante Rafael Ode Brino. O evento também contou com a participação do diretor geral, Rodrigo Ulrich, do pastor Eric Nelson e do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. As tarefas seguem até sábado.
Entre as ações propostas está a arrecadação de mantimentos que serão destinados ao Programa Mesa Brasil do SESC e repassados a entidades como Saidan, Slan, Lar da Menina, Abrigo São Chico e Lar Tabita. Além desses, ainda receberão doações a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Associação Pella Bethânia/Taquari.

AtletismoA equipe de Atletismo do CEAT participou do Troféu Teutônia de Atletismo no último sábado, dia 02 de abril. Esta foi a primeira competição do calendário de 2022 da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul – FAERGS. Em torno de 10 equipes do estado, totalizando cerca de 250 atletas, participaram da competição.
Os atletas da equipe do CEAT surpreenderam e conquistaram cinco medalhas:
Lorenzo Dal Molin Bertoglio - 1º lugar no Salto em Altura sub 16
Antônia Jacobs Ewald - 1º lugar no Arremesso de Pelota sub 12
Eduardo de Souza - 3º lugar nos 75m sub 16
Manuela Bruxel - 3º lugar nos 75m sub 16
Gabriel Marquetto Caye - 3º lugar no lançamento de Disco sub 18

A partir de agora, a equipe se prepara o Troféu IENH de Atletismo, que ocorrerá no dia 21 de maio, em Novo Hamburgo.

Bento“Oi, gente! Eu sou o Bento! Além de ser muito atento eu também adoro aniversários! Cheguei voando para dar os parabéns e alegrar os aniversariantes das Séries Iniciais do CEAT.
Vou viver muitas aventuras com as crianças e conhecer a história delas! Mas eu também gostaria que conhecessem um pouco da minha história, de onde eu nasci...
Sou um boneco como a Emília, mas não foi a Tia Nastácia que me costurou e também não conheci nenhum Doutor Caramujo para me dar pílula falante... Ou, no meu caso, seria pílula de latir!?”

Essa apresentação é de um presente de aniversário que está fazendo muito sucesso com as crianças de 1ª a 4ª série de ambas as unidades do CEAT: o chaveiro do Bento Atento. Com apoio financeiro da APPA, cada Bento é uma peça de crochê e bordado única, assim como cada aluno.
O trabalho artesanal foi realizado pela Equipe Arte que, hoje, reúne mulheres que estão recolhidas no Presídio Estadual Feminino de Lajeado. Enquanto produzem e compõem seus trabalhos artesanais, essas mulheres também estão construindo outras formas de viver, de ser cidadã e de ser mulher, criando outras possibilidades de vida.
A escolha do cachorro Bento como presente está relacionada ao Programa de Educação socioemocional para crianças e jovens SEJA. O Bento Atento é o mascote do Programa que tem como objetivo desenvolver nas crianças habilidades socioemocionais capazes de prevenir comportamentos de risco. A iniciativa, desenvolvida pelo município de Lajeado em parceria com o Instituto Cidade Segura, está presente em todas as turmas do Ensino Fundamental do CEAT.

 

ELE1Oito alunos representaram ambas as unidades do CEAT no Encontro Nacional de Lideranças Estudantis da Rede Sinodal de Educação, realizado online no último sábado. O tema trabalhado foi “Resinificando a política a partir do olhar juvenil”.
Participaram deste encontro, pela Unidade da Região Alta, os estudantes Diovana Lansini Deconto, Gabriel de Vargas Lutz, Maisa Lanzoni Dentee e Manuela Grandeaux Salgado. Pela Unidade Lajeado, participaram os alunos Julia Dexheimer, Lauren Gish, Luisa Haensen e Hélio Moraes. Os professores Renato Nardi e Régis Casarin, também participaram do encontro, promovido pelo colégio Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon (PR).
O evento começou com uma palestra-dinâmica ministrada pelo pastor Gerson Acker, na qual ele abordou alguns elementos necessários para a vida política. Posteriormente, aconteceram dois painéis com a participação de lideranças políticas. Na parte da tarde, ocorreram dois momentos, organizados em grupos menores de trabalho, para a construção e trocas de ideias relacionadas ao “fazer política” e sobre ideias para desenvolver mais o debate político nos colégios.
A segunda parte do encontro será realizada em outubro.

Subcategorias

Toshyro Inovação e Tecnologia