A partir deste ano os gabaritos do PAA estão sendo publicado em um novo espaço do site.

Para acessar, clique em Sou CEAT - PAA - Programa de Avaliação da Aprendizagem.

https://www.ceat.net/sou-ceat/paa-programa-de-avaliacao-da-aprendizagem

21.02RAO Colégio Evangélico Alberto Torres - CEAT Região Alta, localizado em Roca Sales, realiza mudanças com vistas na ampliação da capacidade de receber estudantes. Recentemente, o Colégio adquiriu um terreno da prefeitura que está localizado na avenida General Daltro Filho, próximo da escola. O local conta com área total de 616,89 metros quadrados e futuramente abrigará novos espaços pedagógicos.
Além disso, durante as férias, o prédio novo, localizado junto às instalações antigas da escola, recebeu a construção de três novas salas de aula, otimizando a capacidade de atendimento. A nova estrutura conta com 230 metros quadrados e capacidade para atender 90 alunos. Todas as salas têm ambiente climatizado e cobertura wi-fi.
O diretor da Unidade Região Alta, Germano Hickmann, explica que “todas essas iniciativas corroboram com a atuação do CEAT na região alta do Vale do Taquari, buscando pensar e qualificar os processos gerenciais, estruturais e pedagógicos. A ampliação das salas surge da necessidade de atendermos a crescente demanda no nosso número de alunos e para dar conta da significativa ampliação de carga horária que realizamos no currículo obrigatório do Ensino Fundamental, especialmente nas línguas alemã e inglesa. Junto disso estamos planejando o crescimento da nossa estrutura física com a aquisição do terreno, assim futuramente ampliarmos a nossa capacidade de atendimento e, ao mesmo tempo, mantermos o nível de qualidade em nossos processos pedagógicos, buscando oferecer educação de qualidade para os alunos”.
O CEAT Região Alta foi implantado em 2011 com o objetivo de expandir e intensificar o atendimento às famílias na direção norte do Vale do Taquari. Em 2016 a escola passou pela sua primeira ampliação, quando o prédio novo foi construído.
O ano letivo de 2020 iniciou com mais de 300 alunos na Unidade Região Alta, sendo 40 deles novos. Ao todo, as duas unidades do CEAT atendem 1,6 mil estudantes.

 

10.02FormacaoO ano de 2020 inicia para os professores do CEAT nesta semana com programação especial que engloba três atividades de formação. A primeira será a formação Pacto pela Paz, com o Instituto Cidade Segura, na quarta-feira, dia 12. No dia seguinte ocorrerá o Ateliê Docente, ministrado por professores de artes do CEAT. A semana de formação encerra com todos os colaboradores reunidos para o 16º Seminário Institucional, na sexta-feira, dia 14. O evento contará com a palestra Cultura do Cuidado no Espaço Educacional, com a Dra. Rosângela Florczak. Além disso, acontecerá reunião geral com a Direção e apresentação cultural.
O ano letivo inicia no dia 17 de fevereiro com 130 novos estudantes no CAET Lajeado e 40 na Unidade Região Alta, caracterizando este como o segundo ano com maior número de novos alunos na última década. Ao todo em Lajeado são 1300 alunos na Educação Básica e no Curso Técnico de Enfermagem e no CEAT Região Alta são cerca de 300 estudantes. Para atender a demanda o CEAT conta com mais de 200 profissionais.

07.02Portaria bentoO ano de 2020 inicia com investimentos em diferentes setores do CEAT. As mudanças físicas e de atendimento visam qualificar ainda mais o aprendizado dos 1,6 mil alunos atendidos.
O CEAT Região Alta, localizado em Roca Sales, recebeu a construção de três novas salas de aula, otimizando a capacidade de atendimento. Além disso, foi concretizada a aquisição de um novo terreno para ampliação da unidade.
Em Lajeado aconteceu a instalação e revitalização das coberturas, como as de acesso à guarita da Rua Bento Gonçalves e ao Teatro pela guarita da Rua Alberto Torres. Além disso, o Memórias CEAT, espaço destinado ao resgate da história do colégio, está em fase de implementação no Bloco 5.
Ambas as unidades também receberam mobiliário e brinquedos novos para as salas de aula da Educação Infantil.
Nas atividades optativas, oferecidas no turno inverso ao das aulas, a Unidade Região Alta passa a oferecer robótica e treinamento de vôlei e basquete. Em Lajeado aconteceu a contratação de um professor de vôlei que já atuou em nível nacional. Profissionais também foram contratados visando a composição de uma equipe de ginástica própria e a retomada do atletismo. Além disso, os horários das aulas de instrumentos musicais serão ampliadas a partir do ajuste da carga horária dos professores.
Na área de tecnologia, as unidades passam a contar com cobertura Wi-Fi, novos computadores foram adquiridos e o uso do Portal CEAT será otimizado para o controle de acesso de visitantes e passará a contar com a opção de chamados de manutenção.
O setor de Comunicação foi ampliado, visando também a oferta de atividades destinadas aos alunos que vão ao encontro de tendências para algumas iniciativas com o Novo Ensino Médio. Na Orientação Educacional mais uma profissional atua em Lajeado e a Unidade Região Alta passa a contar com o serviço de forma presencial.
Além disso, como já divulgado em 2019, ocorre neste ano a ampliação da carga horária das línguas inglesa e alemã para as turmas de 4ª a 9ª série em ambas as unidades. Esta mudança integra a terceira etapa do planejamento de consolidação do ensino das línguas visando a oferta das proficiências como diferencial para os alunos do colégio.

19.12BoasPraticasOs professores de ambas as unidades do CEAT se reuniram nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, no 5º Encontro CEAT Boas Práticas. Os docentes apresentaram cases nas áreas de linguagem, matemática, ciências sociais, ciências naturais, educação física, arte, enfermagem, língua alemã, língua inglesa, ensino religioso, Ensino Fundamental e Educação Infantil. Diversas apresentações consideraram a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que começa a vigorar em 2020.
O evento também englobou reunião geral com o diretor Rodrigo Ulrich e um momento de reflexão guiado pelo Pastor Sinodal, Gilciney Tetzner.

Subcategorias

Toshyro Inovação e Tecnologia