live“Como auxiliar os filhos no manejo de sentimentos durante o distanciamento social” foi o tema da primeira Live do CEAT, realizada na noite desta terça-feira, dia 14 de julho, para a comunidade escolar.
O evento online, realizado em parceria com a Unimed, contou com a participação do pediatra João Paulo Weiand, do psicólogo Luis Fernando da Veiga e da orientadora educacional Laura Oppermann Elter. A mediação foi do diretor gral do CEAT, Rodrigo Ulrich. O principal objetivo Da iniciativa foi de realizar um trabalho de prevenção em saúde mental, dando dicas aos pais de como manter o dia a dia em casa saudável e de como observar os sinais dados pelas crianças e adolescentes.

ReunioesO CEAT está intensificando as ações para a retomada das aulas presenciais. Para que o retorno aconteça de forma segura, prezando pela saúde de todos, o CEAT conta com o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de Covid-19 - COE-E/CEAT.
O documento foi desenvolvido pelo Comitê para Prevenção de Riscos e Gerenciamento de Crise, acionado desde a suspenção das atividades presenciais, e por especialistas de diversas áreas, principalmente da saúde, segurança do trabalho e higienização. O planejamento inclui aspectos referentes a quatro grandes eixos: segurança e saúde, acolhida, desempenho pedagógico e aspectos legais.
Recentemente, no 16º Comunicado Referente ao Coronavírus, enviado às famílias no dia 26 de junho, o tema principal foi o retorno presencial das aulas. As projeções consideram os protocolos divulgados no início de junho pelo Governo do Rio Grande do Sul.
Neste momento, a estrutura física de ambas as unidades do CEAT está sendo avaliada e adequada, equipamentos de proteção individual, higienização e segurança estão sendo adquiridos, profissionais estão sendo capacitados e simulações estão acontecendo. Já foram realizadas reuniões com as equipes Diretiva e Pedagógica, com o Conselho Administrativo e com representantes da Associação de Pais, Professores e Amigos – APPA. Contatos constantes também acontecem com as empresas parceiras: Unimed, Enseg e Star Service.

HistoriaUma ação especial tem mobilizado o diretor geral do CEAT, Rodrigo Ulrich: a gravação de histórias para os alunos da Educação Infantil e das Séries Iniciais de ambas as unidades do colégio. O intuito da iniciativa é de promover o hábito da leitura e trazer uma mensagem de leveza e sensibilidade em meio ao período de distanciamento social e suspensão das aulas presenciais.
Duas narrativas foram gravadas na Biblioteca da Unidade Lajeado e disponibilizadas nas salas de aula virtuais das turmas: “Por um Mundo Mais Bacana”, de Lucia Reis, e “A Orquestra dos Músicos de Bremen”, de Jonas Ribeiro (Autor Presente de 2020). Em breve, outras duas histórias serão contadas, desta vez tendo como cenário o CEAT Região Alta.
Além disso, a leitura da obra “Por um Mundo Mais Bacana” pode ser visualizada nas redes sociais do colégio através do link: https://www.facebook.com/watch/?ref=search&v=277276863596519&external_log_id=e4f1acf8-6bf6-41fb-b664-fa7d4dc04f05&q=ceat.

Os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de ambas as unidades do CEAT participaram hoje da 1ª Live das Profissões. O evento reuniu três profissionais da área da saúde para falarem sobre os seus processos de escolha profissional e o ingresso na carreira. Os convidados foram o fisioterapeuta Matheus Wiebusch, o biomédico Jairo Luís Hoerlle e o médico Roberto Reckziegel.
A atividade online foi organizada pela equipe da Orientação Educacional e pela coordenação pedagógica de ambas as unidades com o intuito de informar os estudantes e auxiliar na escolha profissional. Em breve, outras lives devem acontecer com profissionais de outras áreas.
Anualmente o CEAT já promovia um encontro presencial dos alunos com profissionais de diferentes áreas. Em 2020 o formato mudou devido a pandemia. A ação integra o Programa Até Logo.

Livreto2019A educação socioemocional está presente no dia a dia da escola em todos os níveis de ensino. O desenvolvimento das competências está presente ao longo de toda a caminhada escolar para garantir que aconteça um processo de formação integral, que vai além da ampliação das habilidades cognitivas.
Pensando nisso, e considerando a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, o CEAT oficializou o seu Programa de Educação Socioemocional em 2019. O objetivo dele é dar mais visibilidade a todas as ações que já acontecem ao longo de cada ano letivo, incentivando para que sigam acontecendo. Além disso, o Programa visa dar espaço para que iniciativas espontâneas tomem forma de acordo com as necessidades e potencialidades identificadas pela escola – direção, equipe pedagógica e professores - em parceria com pais e alunos.
Boa parte das iniciativas desenvolvidas em 2019 está centralizada no Anuário apresentado pela Direção aos colaboradores no 16º Seminário Institucional, realizado em fevereiro de 2020. Agora, este compilado também está publicado virtualmente.
Clique aqui e acesse o anuário.

Subcategorias

Toshyro Inovação e Tecnologia