Estimados pais, colaboradores e estudantes da comunidade escolar de ambas as unidades do CEAT.
Com gratidão, nos dirigimos a cada um de vocês em nosso 4º comunicado, trazendo atualizações a respeito dos encaminhamentos do CEAT em relação ao cenário do Coronavírus. Aproveitamos para agradecer as inúmeras mensagens de apoio e de envolvimento recebidas nos últimos dias. Neste momento de grandes decisões, registramos a relevância da atuação dos integrantes do Comitê para Gestão de Riscos e Prevenção, que conta com diferentes profissionais e especialistas, muitos voluntários, que têm encaminhado conosco todas as ações.
Infelizmente, o cenário tem avançado de maneira negativa, por outro lado, todas as medidas de prevenção e a suspensão de aulas têm contribuído para evitar uma situação ainda mais difícil. De fato, este é um quadro inédito para todos, tendo maior complexidade que o experimentado em 2009, durante a pandemia da H1N1. Contudo, reafirmarmos a necessidade de pensarmos coletivamente, como comunidade escolar e sociedade, pois é juntos que conseguimos reverter cenários complexos e mitigar prejuízos.
Analisando o cenário atual, há indicativos reais para a prorrogação da suspensão das aulas, ação esta que será divulgada a todos conforme esse panorama vá sendo confirmado. Conforme comunicado anterior, registramos nosso desejo pelo convívio, pela presença, pela vida pulsando em nosso CEAT, pela interação entre alunos e professores na realização das atividades e dos trabalhos com foco no aprendizado. Porém, diante dos pareceres dos órgãos oficiais, temos ampliado a nossa organização para o uso da interação virtual entre família e escola, viabilizando a realização de atividades domiciliares. As publicações de 18 de março, quarta-feira, do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação nos tranquilizam para que possamos pôr em prática os encaminhamentos virtuais e oficializar o uso das atividades domiciliares, com a validação letiva dos dias em que essas atividades ocorrerão.
Neste momento, iremos recorrer às ferramentas virtuais e reconhecemos a importância de, neste tempo de crise, contarmos com tal alternativa. Portanto, comunicamos a retomada das atividades escolares na segunda-feira, 23 de março, de maneira virtual, em domicílio, tanto para professores quanto para estudantes.
A interação entre professores e alunos se dará pela plataforma Google Classroom, escolhida por sua característica intuitiva e autoexplicativa, facilitando a capacitação para o uso. Destacamos que serão enviados tutoriais instrutivos para professores, estudantes e responsáveis para que possamos, juntos, garantir a qualidade do nosso trabalho, que prioriza a excelência no ensino e no aprendizado.
Paralelamente, estamos trabalhando na proposta de um novo calendário escolar para recuperar os quatro dias letivos desta semana e o Dia da Família. Além disso, percebemos a necessidade de ajustes em nossa proposição de atividades e eventos previstos em cada série.
Amanhã, 20 de março, enviaremos informações para que estudantes e pais acessem a plataforma e possam iniciar as aulas na segunda-feira, 23 de março. Também comunicaremos os canais para suporte técnico, para auxílio na utilização da ferramenta Google Classroom.
Aproveitamos este comunicado para registrar que, até o momento, o colégio não foi informado de que integrantes da comunidade escolar estejam em avaliação clínica por órgãos da saúde. Reforçamos que, caso isso ocorra, bem como haja a confirmação de contaminação por Coronavírus, a escola deve ser imediatamente comunicada.
Destacamos que devemos seguir no resguardo, priorizando as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde.
Finalizamos reconhecendo, mais uma vez, com gratidão, o envolvimento de cada estudante, colaborador, responsável por aluno e demais integrantes de nossa comunidade escolar. Neste momento, a colaboração de cada um é fundamental para que juntos realizemos tudo que propomos e superemos todos os desafios. Temos a certeza de que, assim que toda essa situação for superada, estaremos todos juntos no CEAT para que prossigamos com nossas atividades presenciais.

Atenciosamente,
Direção Geral

Comunicado oficial

Estimados pais, colaboradores e estudantes da comunidade escolar de ambas as unidades do CEAT, pedimos sua atenção para a atualização em relação aos procedimentos adotados pelo Colégio Evangélico Alberto Torres.
Diante dos avanços dos casos de pessoas contaminadas com CORONAVÍRUS no Brasil e, inclusive, no Rio Grande do Sul, considerando ainda os casos suspeitos na região, o CEAT decidiu em comitê específico designado para prevenção e decisões sobre o tema, pela suspensão das aulas nos próximos dias.
Sabemos que esta decisão pode gerar transtornos, dificuldades individuais e coletivas, incluindo a organização que vivemos diariamente juntos como comunidade escolar. Contudo, a saúde de nossos alunos, professores e familiares é prioridade neste momento, diante da possibilidade real de contágio, mesmo sendo adotadas várias medidas de prevenção. Assim, as aulas e atividades administrativas estão suspensas a partir de amanhã, 17 de março, até o dia 31 de março.
Nosso planejamento de contingência prevê possibilidades de aulas virtuais aos estudantes. Contudo, a utilização desse recurso está prevista para um contexto em que se amplie o cenário em relação ao CORONAVÍRUS, demandando uma suspensão das aulas por um período maior.
O Ministério da Educação emitiu uma notificação que esclarece o processo decorrente da suspensão das aulas. Ressaltamos o compromisso do CEAT em atender as questões legais que regem o funcionamento da educação básica, considerando que esta compreende da Educação Infantil ao Ensino Médio, reconhecendo que a utilização de recursos virtuais exigirá a observância, por parte do colégio, de vários aspectos que garantam a sua efetividade e legalidade. Nesse sentido, lembramos a experiência que tivemos em 2009, com suspensão de aulas em função da pandemia com H1N1, quando os dias letivos e as aulas foram recuperadas presencialmente. Este é o mais indicado e desejado.
Esclarecemos que, até o momento, não houve comunicação ao colégio de integrantes da comunidade escolar que estejam em avaliação por parte dos órgãos de saúde. Reiteramos a importância de que o colégio seja comunicado, caso haja suspeita sendo avaliada pela vigilância e/ou confirmação de algum caso de contaminação com o vírus.
O CEAT manterá a atuação do comitê específico designado para prevenção e decisões sobre o CORONAVÍRUS, planejando as medidas de contingência. Nesse sentido, estaremos em diálogo permanente com as instâncias do Sistema de Saúde, a fim de seguirmos tomando as estratégias necessárias.
Registramos a importância de cada família, juntamente de seus filhos, manterem os cuidados já comunicados pelo Sistema de Saúde e reproduzidos pelo colégio em suas orientações.
Atualizaremos as informações às famílias sempre que houver novas ações e demandas em relação ao tema. Reiteramos a importância do diálogo que estabelecemos, ouvindo opiniões, posicionamentos, sempre buscando a orientação das publicações oficiais dos órgãos do estado brasileiro, considerando o equilíbrio necessário que temos destacado, evitando os extremos de pânico ou omissão.
Permanecemos à disposição para o diálogo e contamos com a colaboração de todos.


Atenciosamente,
Direção Geral

 

Comunicado oficial

Comunicado atualizado em 13/03/2020, às 14h30min
Alteração: Contatos da Vigilância Epidemiológica.

 

Estimados pais, colaboradores e estudantes da comunidade escolar de am-bas as unidades do CEAT, pedimos a atenção da comunidade escolar para as atua-lizações em relação ao cenário com o CORONAVÍRUS, considerando o comunicado emitido em 02 de março de 2020 (enviado por e-mail a todas as famílias).
Temos acompanhado a evolução da pandemia pelo mundo todo, embora em nossa região ainda não haja confirmação de pessoas contaminadas. Há indicativo de que estamos iniciando um período que os especialistas denominam como contá-gio comunitário, ou seja, de maior impacto e proliferação do vírus.
Reiteramos que, no colégio, temos seguido as orientações e determinações do Sistema de Saúde em âmbito nacional, estadual e municipal. Nesse sentido, to-das as medidas que anunciamos foram realizadas e intensificadas. Assim, as atuali-zações internas a respeito do tema foram diárias, realizadas depois de cada turno e, desde ontem, passamos a um controle ainda maior com atualização de informações e avaliação de hora em hora.
Nesse contexto, trazemos informações de ordem prática em relação às nos-sas atividades e à prevenção de contágio. Destacamos que, neste comunicado, constarão acréscimos que tratam de eventos previstos nesta e nas próximas sema-nas.
Eventos de integração previstos para o primeiro trimestre letivo:
- Dia da Família – suspenso em ambas as unidades.
- Gincana – suspensa em ambas as unidades
- Piqueniques – suspensos em ambas as unidades
A partir da evolução positiva do cenário que todos desejamos, diante das demais variáveis em nosso calendário escolar, oportunamente e na medida em que condições reais e concretas viabilizem, novas datas serão anunciadas para a reali-zação dessas atividades ou a confirmação de efetivo cancelamento. Destacamos que outros eventos também poderão sofrer alterações, as quais serão comunicadas.
Bebedouros: os bebedouros estão desligados e reforçamos para que cada integrante da comunidade escolar faça uso de garrafinha própria. Manteremos pon-tos no colégio para reabastecimento das garrafas em bebedouros supervisionados e destinados para este fim.
Reforçamos que todos aqueles que apresentarem sintomas, resfriados, con-tato com pessoas confirmadas e/ou suspeitas ou tenham viajado para áreas com presença do vírus procurem permanecer em casa, busquem orientação médica e contatem a Vigilância Epidemiológica pelos telefones 3982-1119 e 3982-1217, das 7h30min às 16h30min.
No momento, a recomendação do Ministério da Saúde é de que no retorno de viagens ao exterior a pessoa permaneça em casa durante o período de sete dias.
Ressaltamos a busca pelo equilíbrio, evitando cenários de pânico, bem como a omissão. Para isso, contamos com a compreensão e o apoio da comunidade esco-lar.
Permanecemos à disposição para o diálogo e contamos com a colaboração de todos.


Atenciosamente,
Direção Geral

Comunicado oficial.

 

16.03MemoriasO CEAT organiza para os próximos meses a inauguração de uma sala de acervo com objetos que contam a história de 128 anos do colégio. O espaço de 130 metros quadrados localizado no Bloco 4 da Unidade Lajeado está sendo desenvolvido pelo ex-aluno, arquiteto Rafael Gallarreta Fernandes.
Desde 2018, uma comissão, formada por integrantes da Associação de Pais, Professores e Amigos do CEAT - APPA, professores, pais e ex-alunos, trabalha para viabilizar o espaço, intitulado Memórias CEAT. Ao longo destes dois anos foram resgatados documentos como as Normas de Convivência de 1913 e a escritura do terreno do prédio antigo, uniformes, instrumentos musicais, troféus, o escaninho da antiga Sala dos Professores, carteiras e o caíco usado nas enchentes. Além disso, fotos e vídeos foram digitalizados.

Pessoas interessadas em contribuir com o projeto podem entrar em contato com a comissão organizadora do Memórias CEAT pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É importante informar: nome, vínculo com CEAT, qual o material, breve explicação e ano.

09.03BandaAlemaA Engetried Musikkapelle esteve em ambas as unidades do CEAT nos dias 04 e 06 de março para três apresentações. O grupo de músicos amadores, que já se apresentou em diversos países, tocou para os alunos e a comunidade. Estiveram no colégio 16 integrantes, no entanto, na Alemanha, a banda conta com 40 instrumentistas e cantores com idades entre 16 e 67 anos. Esta foi a segunda vez que a banda, formada em 1856, esteve no CEAT. A primeira foi em 2015.
Eles estão no Rio Grande do Sul em turnê de 13 dias viabilizada pelo Centro de Cultura Alemã de Lajeado.

Subcategorias

Toshyro Inovação e Tecnologia