RetomadaO último ano tem sido de aprendizados e constantes adaptações no dia a dia dos estudantes e profissionais que atuam em escolas de todo o mundo. No CEAT não é diferente. Os alunos de todos os níveis e séries vivenciaram períodos de atividades domiciliares realizadas de forma virtual e muitos deles também integraram grupos escalonados para frequentarem o colégio. Agora, a comunidade escolar vive uma nova retomada das aulas e dos serviços presenciais.
O CEAT retomou hoje, 10 de maio, 100% da presencialidade para os alunos das famílias que optaram por retornar. As turmas da 7ª série do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio podem vir à escola todas as manhãs, sem o escalonamento (detalhes foram comunicados às famílias envolvidas por e-mail). O mesmo já acontecia com todas as demais turmas: desde o início do ano letivo de 2021 para a 5ª e 6ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio e ainda em 2020 para os grupos até a 4ª série do Ensino Fundamental.
Outro importante passo é a retomada do CEAT Integral para os alunos do Nível 3 da Educação Infantil a 4ª série do Ensino Fundamental. O serviço também voltou a ser oferecido nesta segunda-feira, permitindo que as crianças usufruam dos aprendizados e das vivências no turno inverso ao das aulas regulares. Para os alunos do Berçário e do Nível 2, o CEAT Integral foi retomado ainda no início deste ano.
O planejamento para a retomada ainda conta com outras etapas: o retorno das aulas presenciais da tarde para as turmas de 6ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio e a volta das atividades optativas. Estes avanços, quando efetivados, serão comunicados às famílias.

 

23.04LivrosO nosso parabéns para os livros foi com contação de histórias!

Um momento especial marcou a terça-feira dos alunos da Educação Infantil e das Séries Iniciais de ambas as unidades do CEAT. O ator Maurício Schneider, ex-aluno do CEAT, apresentou duas histórias: Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, e Um fio de amizade, de Marília Pirillo.
A proposta foi alusiva a três datas importantes comemoradas em abril:
02/04 - Dia Internacional do Livro Infantil / Dia de Hans Christian Andersen
18/04 - Dia Nacional do Livro Infantil / Dia de Monteiro Lobato
23/04 - Dia Mundial do Livro

23.04FCCapacitar e formar os profissionais que atuam no CEAT em diferentes temas considerados importantes para o desenvolvimento dos colaboradores é uma das propostas realizadas anualmente pelo colégio através do Programa de Formação Continuada. A partir dos encontros, desenvolvidos de acordo com a área de atuação, os aprendizados podem ser executados e replicados tanto nas salas de aula quanto nos demais setores da escola.
Uma das propostas desenvolvidas com o objetivo de capacitar 100% dos professores, além de profissionais que atuam em outras áreas, é a Formação de Facilitadores da Paz. A iniciativa, que integra o Programa de Competências Socioemocionais do CEAT, visa aplicar a Justiça Restaurativa tornando os docentes facilitadores dos Círculos de Construção da Paz. O intuito é de prevenir e resolver conflitos através da promoção do diálogo e fortalecimento dos relacionamentos saudáveis, colaborando para uma comunidade escolar mais pacífica.
O primeiro grupo de professores começou a formação em 2020 presencialmente. Devido à pandemia, a proposta foi interrompida e remodelada, sendo oferecida agora no formato virtual. Nesta semana, os professores que participarem da primeira turma de 2021 concluíram as aulas. Foram cinco encontros com a assistente social, instrutora e palestrante em Justiça Restaurativa, Tânia Fröhlich Rodrigues. A especialista em Metodologias com Famílias explica que “com essa possibilidade de vivência formativa, os educadores têm acesso a uma ferramenta que estimula no aluno e em toda a comunidade escolar o acolhimento, a escuta amorosa, o exercício do não julgamento e o diálogo colaborativo. Dessa forma, além de ensinar com excelência, contribui para revisitar os valores de cada um e as habilidades pessoais que contribuem para uma conduta mais pacífica”.
Esta formação já foi vivenciada também pelo diretor geral do CEAT, Rodrigo Ulrich, o diretor da Unidade Região Alta, Germano Hickmann, a vice-diretora, Rosângela von Muhlen, e a orientadora educacional, Laura Oppermann Elter.
Dentro da mesma temática, no início do ano letivo de 2020, os professores participaram da Formação Pacto pela Paz, com o Instituto Cidade Segura, uma ação vinculada ao projeto da prefeitura de Lajeado.

 

22.04DosesdeGratidaoRepresentantes dos hospitais Bruno Born, de Lajeado, e Roque Gonzales, de Roca Sales, receberam nesta semana o Projeto Doses de Gratidão, realizado pelo CEAT em parceria com a comunidade escolar. Alunos, pais e professores enviaram desenhos, palavras, poemas, textos, orações e cartas de apoio, carinho e gratidão aos profissionais da saúde e todos aqueles que têm dedicado tempo para viabilizar os cuidados com os pacientes. As mensagens foram reunidas e entregues aos hospitais das cidades sede do CEAT, além disso, a comunidade escolar foi incentivada a entregar Doses de Gratidão diretamente a outras instituições de saúde e/ou profissionais.

15.04A formação de cidadãos autônomos, comprometidos, éticos, críticos, solidários e que valorizam a vida são princípios e valores do CEAT. Esta preparação global permite que os alunos tenham inúmeras oportunidades pessoais, de ingresso no ensino superior e no mundo de trabalho. Ao mesmo tempo, o ensino qualificado de línguas estrangeiras e as proficiências em língua inglesa e alemã incentivam os estudantes a considerarem oportunidades fora do país.
Recentemente, o formando de 2019, Peterson Haas, conquistou uma vaga na Universidade de Richmond, nos Estados Unidos. O ex-aluno é um dos 25 estudantes selecionados entre mais de 10 mil candidatos para integrar o principal programa de bolsas de mérito da universidade. Ele receberá bolsa integral, mentoria para orientação profissional individual e especializada, acesso a eventos específicos para este grupo de bolsistas e prioridade na escolha das aulas que deseja fazer. Além disso, esta seleção permite a candidatura para bolsas de intercâmbio em outros países, bolsas de estágio e outras formas de custeio de oportunidades acadêmicas.
A partir do início das aulas, previsto para agosto de 2021, Peterson terá até dois anos para selecionar qual será seu curso de graduação. Atualmente, o estudante objetiva uma dupla formação em biologia molecular e bioquímica e em empreendedorismo.
Em março de 2021, Peterson participou de um encontro virtual com as turmas do Ensino Médio, quando falou sobre o funcionamento do sistema de ingresso em universidades estrangeiras, especialmente as norte-americanas. Ele destacou que a seleção considera a formação global dos candidatos, incluindo atividades optativas, premiações, participação em feiras e eventos, atividades voluntárias e redações, além das notas dos componentes curriculares. Para a candidatura às universidades, o aluno também precisa apresentar testes de proficiência, cartas de recomendação e currículo.

 

Subcategorias

Toshyro Inovação e Tecnologia