Dez estudantes do CEAT estão entre os classificados para as próximas fases das olimpíadas brasileiras de química e física que acontecem neste final de semana. Os alunos Marcelo Welzel e Leonardo Dexheimer da Silva estão entre os 62 classificados para a fase IV da Olimpíada Brasileira de Química – OBQ. Marcelo Welzel e Leonardo Dexheimer da Silva farão a prova no próximo domingo. Outro oito alunos fazem neste sábado a prova da III fase da Olimpíada Brasileira de Física 2020 – OBF, que acontece amanhã: Diogo Bergesch Diedrich, Nathan Rambo Prediger, Rafael Ode Brino, Ana Laura Werner Balbinot, Leonardo Dexheimer da Silva, Leonardo Gonzatti Heissler, Marcelo Welzel e Vinícius Ritter Pozzebon.
As olimpíadas são organizadas pelas associações brasileiras de química e física e têm entre seus objetivos estimular o gosto pela ciência, aproximar o Ensino Superior do Ensino Médio, descobrir talentos e contribuir para a formação de profissionais das áreas.

 26.02FraBeghulO ensino de línguas estrangeiras está presente no currículo escolar da história centenária do CEAT. Ao longo dos anos o colégio vem aprimorando cada vez mais o projeto pedagógico e as oportunidades ofertadas aos alunos.
Nesta semana, a coordenadora do Ensino da Língua Alemã no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Catrin Beguhl, esteve no CEAT Lajeado em reunião com o diretor geral, Rodrigo Ulrich, e com a professora de língua alemã, Roseli Kussler. A visita reafirmou a parceria do CEAT com a ZFA - Deutschland Auslandsschularbeit International, órgão do governo alemão que apoia o ensino do idioma em 1,2 mil escolas em todo o mundo. Além disso, o encontro tratou da programação de 2021 de ambas as unidades do colégio. As propostas envolvem formação dos professores, intercâmbios internacionais, currículo de língua alemã e exames de proficiência.
Desde 1988, o CEAT é um centro aplicador das provas de proficiência em língua alemã, uma maneira de avaliar e validar mundialmente o conhecimento dos alunos. Se aprovado na prova DSD I, o estudante recebe um diploma permanente emitido pelo Ministério de Educação e Cultura da Alemanha.
Além disso, desde 2017, o CEAT aplica as provas Cambridge de proficiência em língua inglesa, sendo a segunda escola gaúcha a incluir no currículo obrigatório a realização dos exames. As avaliações são aplicadas no colégio por professores externos referendados pela universidade inglesa e também dão aos alunos reconhecimento internacional do conhecimento no idioma. Ambas as proficiências avaliam o aprendizado das quatro competências indicadas pelo Marco Comum Europeu: ouvir, falar, ler e escrever.

17.02VoltaasaulasOs estudantes da Educação Básica e Técnica de ambas as unidades do CEAT iniciam o ano letivo de 2021 nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro. Ao todo, são cerca de 1,5 mil alunos que retornam aos estudos em condições semelhantes ao fim do ano passado devido aos protocolos para a contenção da pandemia. Cada faixa de ensino tem suas especificidades, comunicadas aos alunos, pais e responsáveis. O ensino híbrido, que abrange aulas virtuais e presenciais, continua sendo utilizado em algumas séries.
O CEAT atende estudantes do Berçário ao Ensino Médio em suas unidades localizadas em Lajeado e Roca Sales. O colégio também conta com o Curso Técnico de Enfermagem, ofertado em Lajeado. Com 175 novos alunos, este ano está entre os três melhores em matrículas da última década. Este indicador sinaliza a confiança na instituição e reforça a responsabilidade e o compromisso da escola com as famílias da região.

O ano letivo de 2021 inicia na próxima quarta-feira, dia 17 de fevereiro, para os 1,5 mil alunos do CEAT. Com 175 novos estudantes, este ano está entre os três melhores em matrículas da última década. O diretor geral do CEAT, Rodrigo Ulrich, destaca que “este é um indicador importante que nos entusiasma pela confiança na instituição e também reforça nossa responsabilidade e nosso compromisso com as famílias da região”. Na Educação Básica da Unidade Lajeado ingressam 120 alunos, na Unidade Região Alta, são 30 matriculas e na nova turma do Curso Técnico em Enfermagem, oferecido em Lajeado, são 25 alunos.
O retorno às aulas, devido à pandemia, acontecerá em condições semelhantes ao fim do ano letivo de 2020, com a presença parcial dos estudantes nas dependências físicas da escola. Desta forma, o ensino híbrido, que abrange aulas virtuais e presenciais, continuará sendo utilizado em algumas séries. Cada faixa de ensino tem suas especificidades, comunicadas aos alunos, pais e responsáveis por meio virtual.

Programa de Formação Continuada
Na Semana de Planejamento, período que antecede o início das aulas, os professores do CEAT foram acolhidos e iniciaram os encontros do Programa de Formação Continuada de 2021. Com a equipe docente foram três temas abordados: o uso de tecnologias e a operacionalização do ensino híbrido (todos os níveis), o transtorno do Espectro do Autismo: inclusão e práticas pedagógicas (Educação Infantil e Séries Iniciais) e o novo Ensino Médio (Séries Finais e Ensino Médio). Além disso, todos os 200 colaboradores se reúnem nesta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, para o 18º Seminário Institucional que, entre outros assuntos, abordará a Lei Geral de Proteção de Dados.

 

 

11.02FCNacO ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, foi o palestrante do seminário sobre o novo Ensino Médio, realizado hoje para os professores das Séries Finais e do Ensino Médio de ambas as unidades do CEAT. Em sua apresentação online, Deschamps abordou assuntos como a legislação, a estrutura curricular, a carga horária e as datas de implementação das mudanças. O palestrante escolhido pelo colégio também já presidiu as Comissões do Sistema Nacional de Educação, do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular.
Além desta formação, ao longo da semana, os professores trabalharam o uso de tecnologias e a operacionalização do ensino híbrido (todos os níveis) e o transtorno do Espectro do Autismo: inclusão e práticas pedagógicas (Educação Infantil e Séries Iniciais).
Ainda durante a Semana de Planejamento 2021, todos os colaboradores passarão por formação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Este encontro acontecerá durante o 18º Seminário Institucional, nesta sexta-feira.

Subcategorias

Toshyro Inovação e Tecnologia