17.09ThomasUma apresentação especial alusiva a Semana Farroupilha aconteceu na quinta-feira, dia 17 de setembro, para os alunos de ambas as unidades do Colégio Evangélico Alberto Torres - CEAT. O cantor Thomas Machado, participante do programa The Voice Kids 2017, esteve no Teatro CEAT para uma live. A apresentação foi transmitida para os estudantes pelo YouTube.
Durante o evento, o aluno da 3ª série do Ensino Médio, João Guilherme Manini Remonti, declamou o poema Negrinho do Pastoreio, mesma poesia apresentada em seu primeiro ano na escola, ainda na Educação Infantil. Também participaram da apresentação da live o diretor da Unidade Região Alta, Germano Hickmann, e o presidente do Grêmio Estudantil Alberto Torres – GEAT, Leonardo da Silva Hemming.
A apresentação foi mais uma das iniciativas realizadas para lembrar a tradição gaúcha entre os alunos, reforçando a importância da cultura para a sociedade. As turmas também participaram de momentos cívicos com o hino do Rio Grande do Sul, reflexões, contações de histórias e mateadas virtuais.

 

15.09VoltaasaulasDepois de meio ano sem o típico movimento presente na escola, o Colégio Evangélico Alberto Torres - CEAT voltou a receber alunos na última terça-feira, dia 15 de setembro. O retorno aconteceu para a Educação Infantil da Unidade Lajeado. Aproximadamente 75% das famílias dos estudantes do Berçário ao Nível 5 optaram pelo retorno de seus filhos ao colégio. Os primeiros dias foram de descoberta e adaptação aos protocolos e, também, de matar a saudade e se divertir com os colegas e professores. O retorno ao presencial também deu início ao ensino híbrido, uma vez que os alunos das famílias que optaram em ficar em casa continuam recebendo as atividades domiciliares.
Nos próximos dias está prevista também a retomada das aulas presenciais para as turmas do Ensino Médio. As dinâmicas do retorno foram detalhadas pelo diretor geral Rodrigo Ulrich em uma live para os pais. A mesma iniciativa já havia acontecido para as famílias da Educação Infantil.
O retorno das aulas para o Ensino Fundamental está previsto para os meses de outubro e novembro. Na Unidade Região Alta, a volta está sendo dialogada com o Executivo Municipal. Quando autorizada, a escola seguirá os mesmos procedimentos que têm alcançado resultado em Lajeado.

10.09DriveInO CEAT organizou uma surpresa para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, na noite da quinta-feira. Um evento drive-in reuniu os estudantes e suas famílias no campo do colégio. Os professores subiram ao palco para cantarem juntos a música “Nova energia”, composta pela professora de música Fabiana Hunecke. Ao final da apresentação, uma faixa produzida pelo professor de artes Samuel Hergesell pôde ser vista pela plateia. A homenagem também contou com uma mensagem de acolhida do diretor geral Rodrigo Ulrich e um momento de reflexão com o Pastor Eric Nelson. A transmissão das falas aconteceu por ondas FM, reproduzidas nos rádios dos carros. Para finalizar, os docentes entregaram aos estudantes cartas escritas por eles.
O evento integra o Programa Até Logo 2020. A iniciativa realizada anualmente tem o objetivo de contribuir para que o período de finalização da Educação Básica aconteça de forma tranquila e assertiva. Entre as ações realizadas neste ano estão o Café do Terceiro da Unidade Região Alta, o serviço de Orientação Profissional e as Lives das Profissões.

O incentivo à leitura faz parte de diferentes propostas realizadas todos os anos em ambas as unidades do CEAT. Desde pequenos, os estudantes têm contato com os livros e as histórias e, ao longo da caminhada escolar, a interação com diferentes gêneros textuais, autores e obras vai ampliando o repertório literário.
O Projeto Autor Presente é uma das iniciativas realizadas e abrange todos os alunos, do Berçário ao Ensino Médio. Em 2020, apesar do distanciamento social que vivemos, o projeto segue no planejamento e vai acontecer de forma virtual nos meses de setembro e outubro.
Os convidados são os escritores:
Lulu Lima: O fabuloso livro dos dedinhos (Berçário e Nível 2) e Sonho meu, sonho teu (níveis 3, 4 e 5) – 22 e 23 de setembro;
Jonas Ribeiro: O carrinho movido a carinho (1ª e 2ª séries) e O esconderijo das vontades (3ª e 4ª séries) – 06 de outubro;
Cláudia Nina; Amor de Longe (7ª série) – 1º de outubro;
Manuel Filho: Vovô não gosta de gelatina (5ª e 6ª séries), Tinha que ser comigo (7ª e 8ª séries), No coração da Amazônia (9ª série) e A roda da vida (Ensino Médio) – 07 de outubro.

“Quero trazer a memória, aquilo que me dá esperança!”
Lamentações 3:21

Os impactos da pandemia para as relações da escola e da família foram abordados na Live do CEAT com a professora Priscila Boy, referência nacional na área da educação. A apresentação para a comunidade escolar, que aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 17 de agosto, tratou sobre as regulamentações da educação à distância e sobre as formas que as famílias podem auxiliar as crianças e jovens neste momento.
A especialista já esteve presencialmente no CEAT em anos anteriores para falar sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e sobre as competências socioemocionais descritas no documento.

 

Subcategorias

Toshyro Inovação e Tecnologia