Livro da Vida – 25ª edição

Julia DornelesAutora: Júlia Portz Dorneles
Turma: 8ª série
Unidade: Lajeado
Professora: Martiele Jung

3. SENTIDOS & PROPÓSITOS
“O sentido da vida é encontrar seu dom. O propósito é compartilhá-lo”
-Pablo Picasso-

3.1 Talvez a vida faça sentido.
    Demorei muitos anos para perceber que a vida não tem apenas um sentido. Custei a me tocar que a vida não é feita de um único propósito.  As pessoas insistem em procurar o sentido da vida, quando, a meu ver, ele chega com o tempo.
A vida nunca teve um sentido concreto. Para alguns, o importante é o trabalho, o sucesso. Outros passam toda sua história pensando que o sentido da vida é ter uma boa aparência perante o resto da sociedade. Existem aqueles que batem o pé, dizendo que o sentido da vida é ter uma boa poupança, para que, no futuro, seus primogênitos não passem dificuldades.
Mas do que adianta viver para os outros e se esquecer de conviver com seus amados?  Quando partirmos, as lembranças serão momentos ou instrumentos? Será que, realmente, é esse o sentido que queremos para as nossas vidas?
Cada um tem a oportunidade de fazer suas próprias escolhas.  Não é essa uma das maravilhas de nossa existência? Desde pequena, escolhi que o mais importante é viver bem, querer bem, fazer o bem.
     Procurar melhorar, viver para mim e não só para os outros, deixando momentos de felicidade àqueles que amo são alguns dos propósitos e sentidos da minha vida.
A conquista de nós mesmos é um grande passo em nossas histórias.
______________________________________________________________________

3.2 O grupo da família.
     Desde que o WhatsApp foi fundado, os famigerados “grupos de família” são parte da convivência familiar.
    Um dia desses, enquanto lia as mensagens que haviam sido enviadas durante meu passeio, achei uma que, em especial, chamou-me a atenção. Não era uma daquelas imagens de flor com “bom dia” e um provérbio. Também não se parecia com as bobagens que meus amigos e amigas enviavam. Era algo singelo, mas capaz de transmitir uma linda mensagem. Apenas um desenho, uma pirâmide, onde a palavra família era a base de tudo.
    A família é onde nossa história começa. Ela é base da sociedade. O lugar onde as pessoas aprendem, pela primeira vez, os valores que lhe guiam durante toda vida.
    Sou fruto dessa convivência. Minha família sempre foi muito unida, compreensiva e amorosa. Carrego em meu caráter a paciência de meus avôs, a compreensão de minhas avós, a bondade de meu pai, o amor de minha mãe, a alegria de meu irmão e primos e a inteligência de meus tios e tias.
    Foi com eles que aprendi a amar, respeitar e cuidar. Sou, para sempre, grata por esses ensinamentos.
É no colo que aprendemos os propósitos da vida.
 ______________________________________________________________________

3.3 Carta aos amigos.
    Sentada na ponta da cama, há mais de dez minutos, procuro palavras para descrever aqueles que popularmente chamamos de amigos, mas que, para mim, são anjos, ouvintes, conselheiros e sentidos.
E se começarmos com o de sempre: a famosa letra “Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves” ou algo mais informal, do tipo “Vocês são incríveis, obrigado por tudo e todos os momentos bacanas que passamos juntos!”
Não, o de sempre não combina muito com eles, nem com a nossa amizade. Somos diferentes daquelas amizades “de sempre”. Prefiro acreditar em algo mais duradouro, que tal a eternidade?
Segundo o dicionário, a eternidade é uma característica, atributo, qualidade do que não tem início ou fim. Mas, será? Prefiro a definição de Carlos Drummond de Andrade sobre o que é o eterno. Nosso poeta dizia: “Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata.” Sim, nossos momentos juntos são eternos, os sorrisos ficarão para sempre em nossas faces, nossos debates e conselhos na memória, e todo o amor no coração.
 Sou extremamente grata por ter-lhes em minha vida. Eles, meus companheiros, são aqueles que sempre estiveram ao meu lado e que, mesmo longe, fizeram-me companhia. Do fundo do meu coração, agradeço!
     Espero que continuem assim, cheios de vida, amor e sorrisos.  Pessoas com o coração de ouro que têm o meu carinho.
Sei que este deveria ser o livro da minha vida, que eu deveria dividir momentos com o leitor, mas, muito, além disso, estou aqui corpo e alma, dividindo não só meus pensamentos como também meu coração.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.