Carta aberta ao secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul

EduardaeVitoriaAutoras: Eduarda Basso Schroeder e Vitoria Tischer Dacroce
Turma: 3ª série B do Ensino Médio
Unidade: Lajeado
Professora: Letícia Gracioli

Nós, como cidadãos conscientes residentes do Rio Grande do Sul, externamos nosso descontentamento diante da crise que o estado enfrenta na área da segurança. Tal situação gera falta de liberdade na população, visto que essa se sente ameaçada ao circular pelos ambientes rio-grandenses, pois sabe que nenhuma punição severa será aplicada aos criminosos.
    A alta dos homicídios e a queda dos PMS são fatores que preocupam os gaúchos, os quais, em sua maioria, evitam caminhar nas ruas em horários de pouco movimento, temendo uma possível agressão. Dessa forma, muitas vezes, recorrem às suas residências, porém, sabem que o local já não é mais tão seguro, devido aos frequentes assaltos às moradias.
    Além disso, percebemos a falta de limites por parte dos criminosos. Esses, conscientes da precária segurança e da mínima rigidez do sistema penal, aproveitam a situação para cometer crimes sem que, em muitos casos, recebam a punição merecida. Sendo assim, tendem a influenciar a criminalidade e o desrespeito à integridade física e moral dos cidadãos.
    É necessário, portanto, um reajuste no sistema de segurança. Para isso, é preciso desenvolver um novo método nas cadeias, no qual os presos seriam reeducados e, assim, ao cumprirem sua pena, estariam aptos a conviver em sociedade. Outro fator essencial para o bem–estar populacional é o comprometimento do estado em relação às condições de trabalho dos policiais, o que inclui o pagamento em dia dos salários e a melhor distribuição desses profissionais pelos municípios.
    Certos de sua compreensão e não tendo mais nada por tratar, encerramos nossa carta.
Cidadãos conscientes.
Lajeado, 14 de março de 2016.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.