Autora: Isadora Damasceno Ghisleni
Turma: 2ª série do Ensino Médio
Unidade: Região Alta
Professora: Flávia Zanatta
O documentário “Cowspiracy” revela um outro lado das causas e problemas do aquecimento global. Kip Anderson defende um ponto de vista sobre a criação de animais e tenta esclarecer o porquê de essa questão ser tão evitada por grandes empresas, ONGs e organizações a favor do meio ambiente. Ele afirma que a criação de animais é o principal dos fatores que causam o aquecimento global, o desmatamento, a escassez de água e a poluição.
Considero a criação de animais um ato que acaba trazendo mais prejuízos do que benefícios, uma vez que leva a grandes questões como o desmatamento (principalmente da Amazônia), a poluição e a falta de água potável. Se nós possuímos condições de produzir alimentos para toda a população apenas com a agricultura, que utiliza menos espaço para cultivo, por que utilizamos a maior parte dessa produção para alimentar animais que gerarão menos quantidade de alimento, com mais espaço ocupado, e por um preço mais caro? Essa é uma das questões que o documentário traz e que nos faz refletir se o que fazemos hoje pelo meio ambiente está realmente ajudando.
Recomendo o documentário, pois ele abre nossos olhos e revela um lado da história que poucos de nós conhecem. Para quem gosta de obter mais informações, ter ideias mais amplas ou, como eu, não resiste ao impulso de descobrir todos os lados dessa história, esse documentário será um grande passo nessa longa busca.