Nível 4 B – Cartografando as vivências com a árvore de nozes

O interesse do Nível 4 B pela árvore de nozes que está no pátio da escola iniciou nos primeiros dias de aula, quando as crianças chegaram próximo da árvore e viram que ela estava cheinha de frutos para degustarem. As observações da árvore, das nozes e do espaço do entorno despertaram muito interesse. As explorações continuaram ao longo dos meses e, com o fim do inverno, os alunos perceberam que a árvore se transformou, ficou sem folhas e frutos.
Assim, todos os dias antes de se deslocarem ao pátio, ainda em sala de aula, os alunos se organizavam desenhando mapas de como seria o caminho a ser percorrido naquele dia. O interesse de alguns foi contagiando os outros colegas e, munidos de seus mapas, circularam pelos espaços do pátio, transitando entre o que viam na paisagem e nos seus mapas.
Aproveitando o interesse pelo espaço da escola e pelos mapas, os colegas da 6ª série A foram convidados, junto com a professora Denise Theves, para interagirem com a Turma dos 19 amigos e com a professora Deise Ana Marchetti. Nos encontros foram observados mapas no Atlas, utilizadas bússolas para orientação e o caminho da sala de aula até a árvore de nozes foi mapeado, envolvendo as crianças das duas turmas.
Nesses momentos ficou evidenciado que as crianças gostam e se encantam com os mapas, os quais representam um meio de se comunicarem e registrarem suas experiências com o espaço.

As vivências com a árvore de nozes e os mapas compõem o Projeto do Aluno Pesquisador da turma do Nível 4 B.

116.1116.2

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.