Inverdades compartilhadas através do tempo e ao vento

Autora: Laura Barzotto Klafki
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Unidade: Região Alta
Professora: Flávia Zanatta

Na obra literária O Continente, pertencente à trilogia O Tempo e o Vento e redigida pelo renomado escritor Erico Verissimo, é evidente a aversão entre as famílias Terra Cambará e Amaral. Quando o patriarca desta soube que Licurgo Cambará promoveria um evento em sua casa no qual daria a carta de alforria a todos os escravos do Sobrado, gritou a quem quisesse ouvir que, se não fosse um homem bom, atacaria aquele edifício e mostraria com quantos paus se faz uma canoa àquelas pessoas esnobes. Logo, espalhou-se o boato de que naquela mesma noite o velho iria entrar com seu cavalo no Sobrado e atiraria em todos que lá estivessem. Com o desenvolvimento da tecnologia, casos como esse são extremamente comuns. Notícias falsas são divulgadas a todo momento, e por isso é preciso que a população saiba discernir um conteúdo de credibilidade de um simples boato compartilhado nas redes sociais.
Recentemente, com a greve dos caminhoneiros que repercutiu no país inteiro, ficou evidente o poder de persuasão e compartilhamento instantâneo das redes sociais. Em grupos de Whatsapp, por exemplo, foram transmitidos diversos áudios, fotos e textos que informavam as próximas medidas que o presidente haveria de tomar frente às manifestações. Grande parte delas era falsa, uma vez que o governante nem havia se pronunciado publicamente ainda. No entanto, uma considerável parcela das pessoas que recebem esses anexos não pesquisa em outros veículos de grande alcance para confirmar a veracidade das informações, por isso elas são passadas adiante com maior abrangência.
A necessidade de não deixar que os meios de comunicação alienem a sociedade é de extrema importância, uma vez que os indivíduos precisam escutar os conteúdos e analisá-los com sabedoria. O jornalismo tem compromisso com a verdade, mas seu poder de persuasão é de grande envergadura, assim como o que é postado nas plataformas digitais. Dessa forma, inverdades podem ser desfeitas e atrocidades podem ser evitadas, fazendo com que as chamadas Fake News deixem de ser proliferadas nesse campo fértil que é a internet.
Dessa forma, é conveniente que os meios de comunicação em massa que possuam grande alcance na sociedade alertem a população para a existência de notícias falsas difundidas pela plataforma virtual e a importância de que elas não sejam ainda mais disseminadas. Isso pode ser feito através de comerciais de televisão e de sites como o YouTube por contas oficiais das empresas, deixando assim a população menos vulnerável a boatos. Assim, poderemos juntos evitar que conflitos como o das duas famílias criadas por Verissimo aconteçam nos dias atuais.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.