Cuidar e contribuir para que o mundo seja mais sustentável não é apenas conteúdo de sala de aula no CEAT. O colégio se mantém atento e implementando constantemente ações que contribuam com o planeta.
Ao longo de 2017, as lâmpadas do Livro e do Ginásio, onde estão as quadras esportivas da escola, foram substituídas de fluorescentes por LED. A tecnologia diminui consideravelmente a quantidade de trocas das lâmpadas e o consumo de energia elétrica. Estas mesmas substituições estão acontecendo, de acordo com a demanda, em todas as salas de aula dos blocos 1, 2 e 3. Além disso, a iluminação do estacionamento localizado no subsolo do Bloco 4 passou a ser controlada por sensores. Desta forma, o consumo de energia elétrica também foi reduzido.
O descarte das lâmpadas que não podem mais ser utilizadas é feito através da logística reversa. O método permite que os resíduos sejam recolhidos e reaproveitados de maneira ambientalmente adequada.
As mudanças no sistema de iluminação do CEAT aconteceram a partir de estudo desenvolvido pelo professor de química do colégio, químico industrial e engenheiro ambiental Alexandre Batista Machado de Souza.
O CEAT já recebe reconhecimento de órgãos públicos e universidades como modelo de sustentabilidade desde a inauguração do prédio novo, em 2012. O local, que abrange os blocos 4 e 5, a Biblioteca e o Teatro, conta com sistema de reaproveitamento da água da chuva, telhado verde que favorece o isolamento acústico e a manutenção das temperaturas e janelas que permitem o melhor aproveitamento da luz natural.