Autora: Gabriela Fabris
Turma: 3ª série B do Ensino Médio
Unidade: Lajeado
Professora: Letícia Gracioli
A literatura é um conjunto de ideias, de textos, de histórias, de interpretações, de aprendizados, de experiências, e não somente isso, mas também é um importante meio na formação do cidadão. Desde pequenas as crianças já têm o contato com a literatura, isso porque ela nos faz refletir sobre o certo e o errado, formando, em cada sociedade, sua própria cultura de valores.
Com base nisso, pode-se pensar sobre como é importante o incentivo à leitura, já que é, principalmente, através dela que se adquire o conhecimento necessário para discernir as boas das más escolhas. Esse é um modo de gerar nas pessoas valores como respeito e solidariedade, essenciais a boa convivência de qualquer sociedade.
Algumas das importantes obras da literatura, como por exemplo, “Os sofrimentos do Jovem Werther”, de Goethe, podem ter sido vistas no início como propulsoras de más ações, no entanto, com a reflexão e o debate, viu-se que elas, ao contrário do que se pensava, demonstravam problemas que necessitavam atenção. Assim, o livro de Goethe gerou diversas campanhas no mundo contra o suicídio, tema tratado no romance.
Um meio de propagar a literatura aos mais diversos públicos é uma atitude simples e inovadora: colocar armários que não são mais utilizados em calçadas, e dentro deles pôr livros, desse modo, cria-se um sistema parecido ao de uma biblioteca pública, no qual pessoas podem lê-los e depois devolvê-los, além de terem a possibilidade de acrescentarem seus próprios livros ao cervo. Isso pode ser feito com a ajuda de entidades e de ONG’s que teriam a função de organizar os locais. Além disso, o Ministério da Cultura e Lazer poderia criar campanhas incentivando a leitura e também fornecer mais condições aos colégios públicos para a compra de livros, assim seria muito mais fácil o ensino de valores por meio da literatura.