Desfile de Lanternas acontece há 50 anos durante a Festa de Inverno do CEAT

30.06DesfileO Desfile de Lanternas é atração confirmada das Festas de Inverno do CEAT, sendo realizado há 50 anos. A tradição iniciou em 1967, por iniciativa da professora alemã Amelie Herr. Ao conhecer as manifestações da cultura regional, a professora lembrou-se de uma tradição do seu país: na noite de São Martin, as crianças desfilavam com lanternas. Amelie encontrou nas festas juninas a possibilidade de adaptar uma tradição europeia aos costumes locais.

Faz 50 anos que a ideia inspiradora dessa professora tem se renovado a cada Festa de Inverno do CEAT. No período que a antecede, professores e alunos são artistas do papel. As mãos habilidosas, a paciência e a solidariedade transformam o papel em arte: primeiro a dobradura do papel, depois a escolha das figuras, seguida da punção com seus inúmeros pontilhados, lado a lado. Assim, os desenhos vão se formando e recebendo seu colorido. Na Festa de Inverno, essa arte iluminada é contemplada por todos os convidados.
Em 2017, as lanternas fizeram referência aos 500 anos da Reforma Luterana, iluminando a Rosa de Lutero. As cinco pétalas simbolizam que pela fé temos alegria, consolo e paz com Deus, conosco mesmos e uns com os outros. Cada lanterna teve também um pássaro, como símbolo da liberdade, um valor que recebeu ênfase especial na Reforma Luterana. O desfile foi realizado por cerca de 350 crianças da 2ª a 5ª série.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.