O Teatro CEAT recebeu nesta segunda-feira, dia 22 de maio, a apresentação da peça “A Terra é Azul”, espetáculo que integra o projeto Teatro Jovem, apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A apresentação foi realizada pera os alunos da 6ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio de ambas as unidades do colégio.
A peça “A Terra é Azul”, ambientada em uma escola, onde um aluno problemático recebe aulas especiais de um professor, já foi assistida por mais de 100 mil pessoas. O espetáculo é uma homenagem à amizade e aos mestres e traz ao longo de sua encenação diversos conteúdos que interagem com as matérias abordadas em sala de aula.
Ao final da apresentação, os atores Vitor Thiré, Eduardo Bakr e Larissa Landum retornaram ao palco para responderem perguntas dos estudantes que envolveram desde questões relacionadas à peça até a formação profissional dos integrantes do elenco. No encerramento, os atores destacaram que os alunos são privilegiados por terem uma estrutura como o Teatro CEAT nas dependências do colégio e que devem aproveitar o espaço, cuidando dele, frequentando a programação e até mesmo sugerindo espetáculos.
Sobre o elenco
O elenco do espetáculo é formado por três atores:
Vitor Thiré, um dos protagonistas de Malhação, na TV Globo, em 2013, e atualmente protagonista do espetáculo “Despertando para Sonhar” e integrante dos elencos de “Cinderela” e de “Um Estranho no Ninho”;
Eduardo Bakr, também escritor e produtor, já teve mais de dez peças produzidas e oito livros publicados;
Larissa Landum, também bailarina, participou do remake da novela “Gabriela”, pela Rede Globo e foi assistente de coreografia do programa “Caldeirão do Huck”.
A peça é de Daniel Dias da Silva, dirigida por Tadeu Aguiar e possui trilha sonora de Guto Graça Mello.
Sobre o apoio da Unesco
A Unesco desenvolve em todo o mundo uma série de ações e programas visando fortalecer a consciência do papel transformador da arte na formação de crianças e jovens. De acordo com a Conferência Intergovernamental sobre Políticas Culturais para o Desenvolvimento, documento orientador da Unesco, o ensino da arte tem um papel multidisciplinar não apenas na educação em geral, como no fortalecimento da própria arte e da diversidade cultural.