O amigo Hans

Alana Freisleben RibeiroAutora: Alana Freisleben Ribeiro
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Unidade: Região Alta
Professora: Flávia Zanatta

    O conto “O amigo devotado” foi publicado em 1998 no livro “O jovem rei e outras histórias”. Escrito por Oscar Wilde, contém 15 páginas, foi traduzido por Marcos Bagno e conta com ilustrações de Alexandre Coelho. Trata-se de uma pequena história narrada por um Pintarroxo, que a conta a um ratão-do-banhado.
    Nesta obra podemos observar a forte presença do egoísmo, da maldade e da ganância. O Pintarroxo resolve contar uma história para o ratão-do-banhado, dizendo que ela se encaixa no jeito do rato. Na beira do lago, Pintarroxo descreve a história de amizade do pequeno Hans, garoto humilde que cultiva flores, com um moleiro, o qual acaba se aproveitando das boas intenções de Hans.
    O moleiro pede ao pequeno Hans vários favores e diz que lhe dará em troca um velho carrinho de mão. O garoto, querendo ser um bom amigo, faz tudo que é solicitado, sendo seu último dever ajudar o moleiro em algo pessoal. Hans faz o que seu amigo lhe pediu, mas uma grande desgraça acaba acontecendo com o pequeno.
    A partir desse conto, é possível refletir sobre o verdadeiro sentido da amizade, mostrando que não devemos fazer favores aos outros esperando algo em troca. Devemos ajudar ao próximo sem cobranças, pois quando estamos ajudando queremos o bem dessa pessoa, e não nos aproveitarmos dela.
    Esse é um conto muito bom para refletirmos sobre as amizades, buscando pensarmos em nossos atos, para que não prejudiquem aos outros.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.