Estudo de programação desenvolvido com alunos do CEAT será apresentado em seminário nacional

15.04SEMIDA professora de Educação Tecnológica do CEAT,  Patrícia Fernanda da Silva, apresentará seu estudo sobre programação com crianças de 4 aos 5 anos no Seminário Nacional de Inclusão Digital- “A liberdade digital de aprender”*. O evento ocorre de 18 a 20 de abril na Universidade Federal de Passo Fundo. O artigo “Jabuti Edu: os desafios da lógica da programação com crianças da faixa etária de 4 aos 5 anos” será apresentado na quarta-feira, dia 20.
O projeto foi desenvolvido em 2015 com uma das turmas do nível 5 do CEAT Lajeado. O jabuti feito de materiais alternativos foi apresentado às crianças quando elas estudavam sobre este animal. O projeto de iniciação a programação permitiu que os alunos comandassem o jabuti através de um tablet fazendo-o andar pela sala e falar com os colegas. De acordo com o artigo, o projeto oportunizou o desenvolvimento das capacidades motoras, da linguagem e escrita e do raciocínio lógico matemático.
A professora Patrícia Fernanda da Silva é graduada em Ciências Exatas, mestre em Ensino de Ciências Exatas e doutoranda em Informática na Educação. O artigo também é de autoria da professora da Ufrgs Léa da Cruz Fagundes, doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano.

*O Seminário Nacional de Inclusão Digital tem como objetivo geral de divulgar a produção científica e experiências realizadas em âmbito nacional nas áreas de tecnologias e metodologias de inclusão digital. O seminário de 2016 é resultado de seis seminários regionais e três nacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.