Autora: Carolina Kolling Konzen
Turma: 2ª série B do Ensino Médio
Unidade: Lajeado
Professora: Letícia Gracioli
A população mundial vem crescendo e aproveitando-se dos recursos extraídos da natureza para a fabricação de alimentos, de roupas e de tecnologia. Com a globalização, as pessoas têm acesso a tudo, ou seja, a maioria dos recursos que são retirados da flora e da fauna são utilizados pelos indivíduos para o consumo diário, mas é isso está mal distribuído, havendo maior disponibilidade em países de Primeiro Mundo.
Países como Estados Unidos, Canadá e Japão consomem água potável diariamente, porém mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso a essa fonte necessária para a sobrevivência, extraída da natureza. Dessa forma, pode-se notar claramente que essa distribuição é muito desigual, visto que países desenvolvidos levam vantagens pelo fato de terem maiores condições financeiras, influência no âmbito global e, consequentemente, mais acessibilidade a todos os recursos naturais.
O que é preocupante, de fato, é que esse fácil e incontrolável acesso dos países desenvolvidos à natureza está causando a escassez desses recursos, ou seja, eles retiram sem acreditar que isso está se esgotando cada dia mais. As pessoas consomem muito, pensando somente em ter bens materiais e boas condições financeiras, representando a ganância de sempre querem mais e não se preocupando com as futuras gerações. Assim, é evidente que o mundo não e capaz de suportar todos esses impactos, pois, se a população levasse uma vida como a dos norte-americanos, seriam necessários quatro planetas Terra.
É visível que a população não deixará de consumir e extrair os recursos, mas isso pode ser diminuído com campanhas alertando o mundo desse esgotamento; a mídia é fundamental para a criação e divulgação dessa conscientização. Desde pequenas, as crianças devem ser alertadas sobre os problemas que o consumo excessivo e a utilização abundante da natureza causam, e é na escola e em casa, com o diálogo com os pais, que se faz isso. São esses menores o futuro de nosso planeta!