Desde novembro, o CEAT Lajeado conta com 31 tablets. Os equipamentos podem ser usados nas aulas de diferentes componentes curriculares, sendo mais um meio de enriquecer o conteúdo ensinado.
Nas aulas de Língua Inglesa, a professora Maria Regina Schroeder explorou com os alunos um aplicativo que envolve a pronúncia do alfabeto e de determinadas palavras. O trabalho foi acompanhado pela professora de Tecnologias Digitais, Patrícia Fernanda da Silva.
Os tablets foram doados ao colégio pela Associação de Pais, Professores e Amigos do CEAT (APPA).
O diretor geral do CEAT, Rodrigo Ulrich, lembra que “é compromisso das instituições de ensino conduzirem os seus processos de ensinar e de aprender considerando a necessidade desta avaliação e manterem uma atitude responsável e planejada”.
A inclusão dos tablets está acontecendo para que o colégio possa identificar situações em que este recurso possa qualificar o ensino e a aprendizagem. Semelhante oas tablets, o colégio tem outros equipamentos à disposição, como os computadores do laboratório fixo de informática. Recentemente, num projeto piloto, o colégio também passou a usar a plataforma Moodle, destinada aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem.
A ampliação do estudo sobre as tecnologias educacionais é um dos objetivos do planejamento estratégico do CEAT. Neste sentido, a equipe pedagógica vem buscando conhecimento em relação a utilização destes recursos em sala de aula, como por exemplo, com a visita ao colégio Dante, em São Paulo.