Incentivar o desenvolvimento da liderança é uma das ações transversais desenvolvidas durante a trajetória escolar, perpassando diferentes abordagens, componentes curriculares e iniciativas. Desta forma, o aluno tem espaço e condições para aprender a gerenciar grupos e projetos de forma assertiva e equilibrada. Além de desenvolver diversas ações internamente, o CEAT também participa e apoia iniciativas que incentivam a liderança estudantil, é o caso do evento da Rede Sinodal de Educação sediado pela Unidade Lajeado hoje e amanhã.O 29º Encontro Nacional de Lideranças Estudantis acontece em quatro sedes e o CEAT recebe mais de 60 alunos da 9ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio de nove escolas da Região Centro. Entre os participantes, estão 22 estudantes de ambas as unidades do CEAT.
A programação, que envolve teoria e prática, conta com a participação de lideranças regionais do Vale do Taquari. Nesta sexta-feira, as palestras são “Como um líder juvenil pode ajudar a construir competências para atuar em um mundo dinâmico?”, com a consultora em inovação Caroline Bucker, e “Destrave sua vida e saia do rascunho”, com a psicóloga, treinadora comportamental e mentora Fernanda Tochetto. Além disso, acontecem quatro oficinas: Inovação, com o head do Hub de Inovação Unimed, Rafael Zanatta; Empreendedorismo, com a professora de Empreendedorismo do CEAT, Bernardete Cerutti; Corpo e Movimento, com a professora de Artes Cênicas no CEAT, Cristiane Schneider; Competências Socioemocionais, com as orientadoras educacionais do CEAT, Denise Polonio e Laura Elter. O evento também conta com momentos de integração e confraternização, como a Oficina Masterchef, com a nutricionista Araceli Zandonoto. A atividade, que acontecerá no fim do dia, envolverá os participantes de forma coletiva na preparação do jantar.
O encerramento do evento acontece neste sábado com um painel com lideranças da região. Falarão para os alunos a diretora da Bebidas Fruki, Aline Eggers Bagatini, a gerente de Relações Institucionais e de Mercado da Univates e economista, Cintia Agostini, e o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. O último momento será de trocas sobre o evento, coordenado pela consultora em inovação Caroline Bucker, que, a partir das falas, produzirá um documento sobre os caminhos para o futuro da liderança no mundo dinâmico.
A comunidade escolar está envolvida neste evento, tanto em bem receber os participantes, quanto na hospedagem, realizada em casas de famílias parceiras do colégio.