O contato e o incentivo à prática esportiva está presente no currículo do CEAT desde a Educação Infantil e vai evoluindo conforme a faixa etária dos alunos. Este posicionamento evidencia o quanto o colégio considera relevante a presença do esporte no desenvolvimento pleno de seus estudantes, ultrapassando o rendimento físico e alcançado diversas competências socioemocionais, como trabalho em equipe, responsabilidade, liderança, empenho e empatia.
Para além deste posicionamento, o esporte permite aos estudantes o contato com alunos de outras escolas, promovendo também o intercâmbio, a amizade e o compartilhamento de conhecimento, incentivando o crescimento mútuo. Neste sentido, o CEAT recebe de 23 a 25 de junho, o Campeonato Sul Brasileiro de Basquete sub 15. Participam quatro equipes de três estados: Cestinha/Único – Santa Cruz do Sul/RS, Sociedade Thalia – Curitiba/PR, ADIEE/Avaí/FME – Florianópolis/SC e Fruki/CEAT/Bira. Os professores treinadores Clairton Wachholz, Ubirajara Hertzer e Leonardo de Menezes acompanham o evento.
Experimentações semelhantes a esta do basquete acontecem ao longo do ano também com os alunos que participam de outras modalidades. Os integrantes das equipes de vôlei, atletismo, ginástica e futebol recebem e visitam outras instituições. Para além da competição, são momentos de integração, socialização e crescimento pessoal.