As equipes Docile/CEAT/BIRA, sub 17, e Univates/CEAT/BIRA, sub 12, conquistaram na última semana o título de campeãs gaúchas de basquetebol masculino. Além delas, Fruki/CEAT/BIRA, categoria sub 15, e CEAT/BIRA, sub 20, conquistaram o vice-campeonato. O sub 14, Fruki/CEAT/BIRA ficou em terceiro lugar na categoria. 

Para Clairton Wachholz, o Xis, coordenador esportivo das equipes, os títulos representam a potencialidade do Vale do Taquari em ser celeiro de talentos para o esporte, em especial a modalidade basquetebol. “Os resultados coroam um ano inteiro de trabalho. Jogamos com seis categorias no Estadual este ano, e conseguimos dois títulos de campeão e dois vices. É o segundo ano consecutivo que o CEAT/BIRA está vindo com ótimos resultados. Somando as copas e torneios, foram 12 títulos de campeão, seis de vice-campeão e quatro terceiros lugares. Isso num projeto que atende hoje mais de 500 atletas. Esses resultados mostram que o projeto CEAT/BIRA de Basquete é sinônimo de sucesso”, sinaliza Xis.

02.11sub17Docile/Ceat/Bira ganha na prorrogação
A grande final da equipe sub 17 foi contra Corintians de Santa Maria. O jogo, sediado em Santa Maria, terminou com empate de 80 x 80. Na prorrogação, o elenco lajeadense mostrou a superioridade em quadra e venceu por 94 x 89. Os cestinhas da final foram Sandro, com 25 pontos, Bernardo, com 28, Léo, com 16 e Henrique, com 15 pontos.
Comandados pelo técnico Ubirajara Hertzer, o Bira, a equipe conta com os atletas Arthur Streck, Bernardo, Sandro, Patrick, Renan, Léo Reali, Henrique Perez, Henrique, Oliver, Gustavo Franz, João Pedro, Miguel, João Gustavo e Kleber.
“Muito feliz com a conquista, com o trabalho dos atletas. Só tenho a agradecer ao CEAT/BIRA enquanto escola e clube, ao nosso patrocinador Docile, a todos os colegas pelo apoio. Quando ganhamos, não ganhamos sozinhos. Foi um campeonato longo, foram 26 jogos e 25 vitórias. Nossa equipe soube se reinventar com as lesões, quando perdemos importantes atletas. A equipe se uniu e se fortaleceu e mesmo com a falta de alguns jogadores, conseguimos nos superar e se conquistar o título de campeões”, avalia Bira.

02.12sub12Univates/CEAT/BIRA ganha invicta o título de campeã
A categoria sub 12, Univates/CEAT/BIRA conquistou cinco títulos em 2019: Copa Farroupilha, Copa FGB, Copa RS, Copa Piratini e o Campeonato Gaúcho. Invicta, a equipe saiu com o título de campeã. Comandados pelo técnico Xis, os atletas Gianluca Buffon, Pedro Ivo Aguiar, Arthur Rambo, Pietro Souza, Bruno Motta, Roberto Hesse, Maximiliano S. Panizza, João Pedro Mantelli Purper, Henrique Jean Soto, Arthur Cardoso Trindade, Enzo Ferreira, Enzo Dahmer, Gustavo Henrique Barchert Gassen, Victor Santana, Tiago Spielmann, João Christ, Pedro Schneider.
Conforme Xis, dos 17 atletas, apenas seis já tinham participado de equipes de competição. “Para uma categoria que está começando, os meninos demonstraram muita garra em quadra, muito espírito de grupo e vontade de ganhar. Foi um prazer ter trabalho com eles. Uma turma muito inteligente, todo o trabalho proposto eles conseguiram desenvolver, aprenderam a pensar o basquete. Foi muito gratificante ter sido treinador destes atletas”, comemora Xis.

As categorias de base do CEAT/BIRA, tanto Basquete quanto Voleibol, contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graziola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth, Restaurante Q’Delícia, Capricho de comida, Beef Haus, Farol Lanches, Restaurante Bifão e Restaurante Moenda.

Toshyro Inovação e Tecnologia