04.07XadrezJogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e são praticados no CEAT em diferentes modalidades. Um dos jogos que integra o currículo é o xadrez, presente oficialmente nas aulas da 5ª e 6ª série de educação física, desde 2008, e de matemática, desde 2018.
Com o intuito de integrar os alunos e de promover o desenvolvimento de novas jogadas e estratégias, o CEAT realizou o 1 º Torneio Estudantil de Xadrez na última quarta-feira, dia 03 de julho. O evento reuniu 91 alunos, a partir da 3ª série do Ensino Fundamental, de ambas as unidades do colégio. Os participantes foram distribuídos em três categorias: Mini, Mirim e Maior. 
A professora organizadora, Rosane Koefender, destaca que “ao jogar xadrez, o aluno adquire habilidades como maior desenvoltura ao tomar decisões, treinamento do pensamento crítico, maturidade intelectual, autonomia, autoconfiança, poder de análise de consequências, aumento da disciplina, responsabilidade das ações, habilidade de antecipação e aumento da velocidade de pensamento”. Além disso, “ao participarem de torneios, de maneira lúdica, os estudantes colocam em prática os aprendizados das aulas e percebem jogadas e estratégias diferentes das que utilizam normalmente. Este tipo de evento também oportuniza o fortalecimento das relações humanas através do reforço da amizade e do companheirismo e da criação de novos vínculos e proporciona que estudantes conheçam novos lugares e organizações”, reforça a docente.
Os alunos concordam com os benefícios do Torneio. Lorenzo Dal Molin Bertoglio, da 6ª série, conta que achou a organização do evento muito boa e que todos saíram aprendendo algo. Ele, por exemplo, aprendeu uma nova jogada. Já os estudantes João Pedro Ferrari Orlandini, da 4ª série, e Marcus Vinicius Kronbauer, da 7ª série, ressaltam que o torneio foi uma oportunidade de voltar a praticar o jogo no colégio e um momento positivo de integração com estudantes de diferentes séries e entre as unidades do CEAT.

O xadrez é uma das quatro modalidades esportivas que integram a Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação - ONASE, realizada há 55 anos. A cada dois anos, estudantes do CEAT têm a oportunidade de representar o colégio na competição nacional de xadrez. Além disso, o colégio tem participado de torneios regionais da modalidade.

Tecnologia - Toshyro.net