13.06Os Círculos de Construção de Paz são uma metodologia estruturada de facilitação do diálogo, que pode ser aplicada também como metodologia restaurativa. A proposta se origina dos ensinamentos das tribos indígenas da América do Norte, que costumavam se reunir ao redor do fogo para resolver seus problemas.
Autoconhecimento, empatia e resolução de conflitos são as propostas dos Círculos de Construção de Paz. A iniciativa está sendo desenvolvida no CEAT com profissionais e alunos. Nesta semana, os professores das Séries Finais e do Ensino Médio da Unidade Lajeado participaram de um momento de formação mediado pelo promotor de Justiça Dr. Sérgio Diefenbach. Nos próximos dias, a dinâmica será realizada com a 9ª série. A ação integra o programa de preparação para a tradicional viagem das turmas que acontecerá em julho. 
Antes de o projeto começar a ser realizado no colégio, aconteceu a formação para facilitadores, realizada em maio, em Encantado. Participaram do evento o diretor geral, Rodrigo Ulrich, o diretor da Unidade Região Alta, Germano Hickmann, a vice-diretora e coordenadora pedagógica geral, Rosângela Maciel, e a orientadora educacional, Laura Elter.
Os Círculos de Construção de Paz integram as ações do CEAT em prol do desenvolvimento das competências socioemocionais. A vice-diretora destaca que “o processo está baseado em etapas que se constituem através de perguntas norteadoras, oportunizando a fala e escuta qualificada a todos os participantes para que contem suas verdades e histórias de forma respeitosa. Quando ouvimos histórias nos conectamos emocionalmente com o outro. Desenvolvendo uma escuta empática, o participante gera antes de uma avaliação do outro, a identificação com o outro. Essa é uma prática que temos vivenciado nas assembleias, realizadas mensalmente nas turmas de 5ª e 6ª séries com a orientação educacional e o professor coordenador de turma”. 
Ações relativas às competências socioemocionais são desenvolvidas de modo transversal no currículo escolar, sendo vivenciadas em todos os níveis e séries da Educação Básica. As iniciativas abrangem diversos projetos de socialização desenvolvidos ao longo da Educação Infantil, as reflexões propostas a partir das leituras, atividades culturais, meditações, ações sociais.
“Incorporar a metodologia dos Círculos de Construção de Paz às nossas ações junto à comunidade escolar, à luz do Projeto Pedagógico do CEAT, é um importante passo institucional com vistas à qualificação permanente das relações entre estudantes, professores e pais integrantes desse grande coletivo que é o nosso CEAT”, enfatiza o diretor geral Rodrigo Ulrich. “As vivências que temos experimentado com a metodologia, a partir, também, do diálogo com o Dr. Diefenbach, têm se apresentado com importante expectativa em ações para além do trabalho com os estudantes”, complementa.

Tecnologia - Toshyro.net