16.04APOs alunos da 5ª série do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio de ambas as unidades do CEAT assistiram hoje a aula inaugural da 7ª edição do Projeto Aluno Pesquisador. A palestrante escolhida para este momento foi a estudante de 18 anos Juliana Davoglio Estradioto.

Ela falou sobre sua trajetória como pesquisadora que iniciou no Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório. Juliana já participou de feiras de ciências nacionais e internacionais como Mostratec, Fetec MS, Febrace, Intel ISEF e Genius Olympiad e venceu o Prêmio Jovem Cientista em 2018. Além disso, ela participará em 2019 do SIYSS – Seminário Internacional de Ciências Juvenis de Estocolmo, que engloba a entrega do Prêmio Nobel, e estará mais uma vez na Intel ISEF, nos EUA.
No CEAT, a partir do tema desta edição do Aluno Pesquisador, “Eu no mundo: Entre raízes e asas”, a estudante falou sobre a pluralidade da pesquisa científica, deu dicas para começar um projeto e destacou que é preciso de curiosidade para identificar problemas e buscar soluções. A jovem pesquisadora conta que descobriu na escola a sua paixão pela ciência e destaca que “o jovem não é só o futuro do país, mas ele pode ser atuante e importante no presente”.

Tecnologia - Toshyro.net