06.09SaebO Colégio Evangélico Alberto Torres – CEAT mais uma vez se destaca na qualidade da educação oferecida aos seus alunos. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação, as duas unidades do colégio superaram a meta nacional estipulada para as escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.
Nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb aplicadas em 2017 o CEAT Lajeado atingiu 7,2 e a Unidade Região Alta somou 6,4, enquanto a estimativa para as escolas públicas e privadas do país era de 4,7. Os resultados colocam as unidades do CEAT como as duas melhores notas do Vale do Taquari e entre as melhores do Rio Grande do Sul.
A avaliação é realizada em todas as escolas públicas e em colégios privados selecionados ou que se dispõem espontaneamente a participar. No caso do CEAT, a Unidade Região Alta foi selecionada e a Unidade Lajeado participou espontaneamente. Ambas tiveram avaliados os alunos da 3ª série do Ensino Médio
Assim como ocorreu com o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, as demais provas do Saeb estão ganhando espaço. O CEAT acredita que, conforme os processos avaliativos da educação brasileira avançam, é compromisso das escolas participarem. “Portanto, mesmo ainda em caráter optativo, o CEAT já decidiu avaliar o seu trabalho, assim como já tem ocorrido com o Enem”, salienta o diretor geral Rodrigo Ulrich. “Entendemos que é fundamental para a instituição ter ferramentas de avaliação que possam apresentar a qualidade dos seus processos e de sua atuação. Por isso desenvolvemos ações internas e participamos de avaliações externas. Desde junho, quando obtivemos os resultados do colégio ainda não divulgados publicamente, trabalhamos na análise do nosso desempenho, buscando identificar acertos e aspectos a serem intensificados em nossa atuação”.
Em relação ao resultado, Ulrich destaca que o ensino parte de um tripé onde o aluno concebe o seu papel e o compromisso em estudar, o que é fundamental para a sua trajetória e bom desempenho. Nos outros dois pilares estão a família presente, acompanhando e atendendo as demandas escolares, e os profissionais que atuam no colégio de forma capacitada e comprometida. “Orgulha-nos o destaque nacional como instituição de ensino e anima-nos o resultado com a Unidade Região Alta que, a exemplo do Enem, têm a melhor nota na Região Alta e já é destaque em todo o Vale do Taquari como a Unidade Lajeado”.
O Saeb tem como principal objetivo realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado. Os componentes curriculares avaliados são de português e matemática. Além disso, professores, diretores e alunos respondem a questionários. Em 2017, a avaliação, aplicada a cada dois anos, atingiu mais de 5,4 milhões de estudantes.

 

Tecnologia - Toshyro.net