29.05PainelCom o propósito de esclarecer e gerar atitudes e posturas coerentes com o atual cenário gerado pela paralisação dos caminhoneiros no Brasil, o CEAT promoveu nesta terça-feira, dia 29 de maio, um painel para debater o assunto. A presidente do Comitê de Desenvolvimento do Vale do Taquari – Codevat e economista, Cintia Agostini, o empresário do setor dos transportes, Valmor Scapini, e o advogado pós-graduado em direito civil e do trabalho, Gilmar Volken, falaram aos alunos de 8ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio do CEAT Lajeado e às turmas do Ensino Médio da Unidade Região Alta. O painel foi mediado pelo diretor geral do CEAT, Rodrigo Ulrich.
O momento reafirma o compromisso social do colégio com a formação de seus estudantes e faz valer o papel da educação na sociedade. O evento iniciou com a discussão de assuntos como a pauta que gerou a mobilização dos caminhoneiros, a legalidade da iniciativa, aspectos da gestão pública e os prós e cotras para este cenário. Ao longo das falas, surgiram desdobramentos dos assuntos que envolveram a contextualização do setor de transportes no país, a normatização do setor, os preços do diesel, dos pedágios e dos fretes, a legalidade do movimento, a insatisfação com o modelo político, o cenário do petróleo no Brasil e no mundo, a dinâmica do mercado, a política de preços nacionais e sua relação com a inflação, a inserção da Petrobrás no mercado internacional, a possível paralisação dos petroleiros, o uso de outras matrizes energéticas e a circulação em excesso de informações e de fake news.
Ao longo do painel, a plateia pode fazer perguntas e interagir com os convidados. Além dos alunos, também assistiram ao evento colaboradores da equipe pedagógica e do setor administrativo e professores do colégio.

Tecnologia - Toshyro.net