17.04PalestraAPA 6ª edição do Projeto Aluno Pesquisador foi lançada oficialmente nesta segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de abril, com as aulas inaugurais para os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio em ambas as unidades do CEAT. O evento contou com palestra do especialista em Gestão e Planejamento Estratégico coordenador da Mostratec 1999 e assessor na implantação de projetos de iniciação científica na Educação Básica, José Breno da Cruz, que deu dicas para o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica. O palestrante destacou a importância do incentivo à pesquisa na escola para o futuro acadêmico e profissional dos estudantes.
Também aconteceu nesta semana a entrega do Manual do Orientador aos professores de ambas as unidades do CEAT. O documento contém orientações para o desenvolvimento dos projetos. O tema central das pesquisas escolhido para este ano é “Cultura e tecnologias: O que nos surpreende?”
O Aluno Pesquisador abrange pesquisas do Berçário a 2ª série do Ensino Médio com o objetivo de despertar a curiosidade científica a partir da identificação de situações-problema; exercitar o planejamento e a aplicação da metodologia científica, no âmbito tecnológico, cultural, natural e social, estabelecendo relações entre as diferentes áreas do conhecimento; desenvolver e aprimorar o processo de alfabetização científica; investir na busca de soluções para os desafios enfrentados pela sociedade atual; possibilitar a construção de conceitos, a partir da compreensão e da significação empreendidas pelos estudantes, tomando como referência necessidades do cotidiano; incentivar a iniciativa e prezar pelo valor da autoria; fazer da atividade de investigação científica uma prática recorrente; e revelar talentos.
A Projeto Aluno pesquisador 2018 culminará na apresentação dos projetos nos dias 28 e 29 de setembro na Unidade Região Alta e 19 e 20 de outubro no CEAT Lajeado.
Tecnologia - Toshyro.net