13.09AteseO CEAT Lajeado recebeu de 11 a 13 de setembro a 41ª edição da Atese - Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação. O evento reuniu cerca de 140 alunos do Ensino Médio de 11 escolas da Rede Sinodal de Educação, sediadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Além das encenações, ocorreram debates e momentos de integração. O tema escolhido para o evento no CEAT foi Oscar.
A Atese é uma iniciativa não competitiva realizada todos os anos com o intuito de integrar através das artes cênicas e promover discussões de qualidade sobre as técnicas e temas utilizados nas peças teatrais apresentadas. A edição deste ano foi realizada simultaneamente no CEAT, no Colégio Ipiranga, em Três Passos, e no Setrem, em Três de Maio. O número de participantes envolvidos caracteriza a Atese como um dos maiores eventos de teatro estudantil do país. 
Essa foi a segunda Atese realizada no CEAT. A primeira aconteceu em 1989.

A apresentação da 41ªAtese contou com a participação de dois ex-alunos do CEAT: Maurício Schneider, atualmente estudante de artes cênicas, e João Guilherme Koefender, estudante de musicoterapia e publicidade e propaganda. Além disso, o apresentador do programa Sétima Arte da TV Univates, Liniker Duarte, comentou as encenações.

10.08PrimeiroFilmeDois curtas-metragens produzidos por alunos do Ensino Médio do CEAT estão entre os finalistas de três categorias do IV Festival Primeiro Filme. A produção de 2019 Trouble foi indicada nas categorias de melhor montagem e fotografia, feitas pelos alunos Arthur Nicolini Bianchini e Vinícius Kapler. Já o curta de 2018 Chamada 180 é finalista na categoria melhor direção para as estudantes Alanis Belmonte Bergmann e Fernanda Dresch Xavier. Ambas as produções foram realizadas nas aulas de artes cênicas coordenadas pela professora Cristiane Schneider.
O resultado dos indicados entre curtas de escolas de todo o estado foi divulgado na última sexta-feira, dia 06 de setembro. A Cerimônia de Premiação do IV Festival Primeiro Filme será realizada no dia 28 de setembro, no Teatro do SESC-RS, em Porto Alegre. O festival, realizado pelo Ministério da Cidadania e Prana Filmes, tem o objetivo de apoiar o ensino da linguagem audiovisual nas escolas. 

No CEAT, há 11 anos as turmas da 1ª série do Ensino Médio produzem curtas-metragens e os apresentam na Mostra de Curtas.

19.08AssembleiaAs turmas a partir da 5ª série de ambas as unidades do CEAT realizam regularmente assembleias com o intuito de melhorar as relações dos alunos a partir de debates em grupo e dessa forma criar e ampliar as condições de instrumentalização para cada um viver e refletir sobre essas trocas realizadas no espaço escolar. 
Esses debates são dirigidos pelos estudantes e acompanhados por professores e profissionais da Orientação Educacional. Cada assembleia conta com um coordenador, um organizador e um relator. Os principais assuntos discutidos e as decisões são registrados em um caderno de atas da turma. 
Essa iniciativa busca construir de forma natural valores de cooperação, tolerância e respeito mútuo, e promover a participação ativa dos alunos, potencializando o intercâmbio entre os colegas para debater as opiniões e ideias sobre o que os afeta nas aulas e na escola. A autonomia no pensar e no agir é fundamental para o desenvolvimento da inteligência e da interação social, e o CEAT entende que essas habilidades são essenciais para o futuro dos jovens e que, uma vez aprendidas, jamais são esquecidas.

Subcategorias

Tecnologia - Toshyro.net