16.04APOs alunos da 5ª série do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio de ambas as unidades do CEAT assistiram hoje a aula inaugural da 7ª edição do Projeto Aluno Pesquisador. A palestrante escolhida para este momento foi a estudante de 18 anos Juliana Davoglio Estradioto.

Ela falou sobre sua trajetória como pesquisadora que iniciou no Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Osório. Juliana já participou de feiras de ciências nacionais e internacionais como Mostratec, Fetec MS, Febrace, Intel ISEF e Genius Olympiad e venceu o Prêmio Jovem Cientista em 2018. Além disso, ela participará em 2019 do SIYSS – Seminário Internacional de Ciências Juvenis de Estocolmo, que engloba a entrega do Prêmio Nobel, e estará mais uma vez na Intel ISEF, nos EUA.
No CEAT, a partir do tema desta edição do Aluno Pesquisador, “Eu no mundo: Entre raízes e asas”, a estudante falou sobre a pluralidade da pesquisa científica, deu dicas para começar um projeto e destacou que é preciso de curiosidade para identificar problemas e buscar soluções. A jovem pesquisadora conta que descobriu na escola a sua paixão pela ciência e destaca que “o jovem não é só o futuro do país, mas ele pode ser atuante e importante no presente”.

04.04BasqueteO início do ano teve saldo positivo para as equipes CEAT/BIRA. Sagram-se campeões da Copa FGB as equipes Univates/CEAT/BIRA (sub 12), Fruki/CEAT/BIRA (sub 14) e Docile/CEAT/BIRA (sub 17). As equipes Fruki/CEAT/BIRA (sub 15) e CEAT/BIRA (sub 20) conquistaram o vice-campeonato de suas categorias. O Univates/CEAT/BIRA (sub 13) ficou na terceira colocação.

A parceria CEAT/BIRA é a única no Rio Grande do Sul a participar com as seis categorias na Copa FGB e no Campeonato Gaúcho de Basquete.

Para o coordenador esportivo do CEAT/BIRA, Clairton Wachholz, o Xis, as equipes tiveram ótimos resultados em 2018 e a expectativa é que em 2019 venham medalhas para o torcedor lajeadense. “Somos o clube do Rio Grande do Sul com maior número de categorias. Mas, importante salientar que, além de ter maior número de equipes, tivemos o melhor resultado na Copa FGB, o que representa que nosso trabalho está rendendo frutos”, sinaliza o treinador. Para Xis, o CEAT/BIRA é uma referência tanto quantitativa quanto qualitativa para o basquete gaúcho.


Próximos desafios

O Campeonato Estadual de Basquete inicia neste final de semana para a equipe Fruki/CEAT/BIRA (sub 15) e Docile/CEAT/BIRA (sub 17). Os atletas viajam a Bagé, onde enfrentam os primeiros confrontos pelo Estadual. A segunda rodada deve acontecer dia 11 de abril no Ginásio do CEAT, contra a equipe de Guaporé, para a equipe sub 14. Já no dia 13 de abril, em Uruguaiana, acontecem confrontos das equipes sub 15, sub 17 e sub 20.


As categorias de base do CEAT/BIRA, tanto Basquete quanto Voleibol, contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graziola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, Restaurante Tombado, Restaurante Bom Gosto, Restaurante Guth, Restaurante Q’Delícia, Capricho de comida, Beef Haus, Farol Lanches, Restaurante Bifão e Restaurante Moenda.

Subcategorias

Tecnologia - Toshyro.net