Blog Educação Infantil

A turma do Berçário da Unidade Região Alta está fazendo descobertas através das sensações. Inicialmente, a professora Bruna da Rosa ofereceu as frutas com casca, bem limpinhas, para que as crianças explorassem, Em seguida, uma nova sensação: as maçãs sem casca. Com a experiência, as crianças puderam observar, sentir, manipular e saborear a fruta, encontrando as diferenças e semelhanças. Este contato direto é importante para que elas construam seus conhecimentos.

093.2093.1

Os alunos do Nível 5 A e B organizaram um kit de férias para brincarem durante as semanas do recesso de inverno. A caixa contém elástico para pular, giz e pedrinha para a amarelinha, anel para o passa anel, jogo da velha, frisbee, massinha de modelar, a sinopse da leitura de férias, chá para relaxar, balinha pra adoçar e a foto da turma para quando a saudade bater.

Boas férias!!!

092.1092.2

A Turma do Mundo (Nível 5 E), da professora Verônica Quintana, esteve bem envolvida com os acontecimentos relacionados a Copa do Mundo. Então, várias curiosidades sobre os países participantes foram surgindo:
- Profe, é verdade que na Rússia é dia enquanto aqui é noite?
- Ah sim!
Disse outra colega.
- No Japão também é assim, mas eu não entendo como acontece isso, dia em uns lugares e noite em outros.
Afim de ir atrás das respostas, a professora contou a história "O céu e a Terra” e a partir dela as crianças descobriram que a Terra gira em torno dela mesma, gerando os dias e as noites. Também exploraram o globo terrestre e encontraram muitos países que estavam na Copa. 
As explorações não pararam por aí, a turma também assistiu o episódio do Diário de Mika “Quem apagou o dia?”, que respondeu muitas perguntas e enriqueceu ainda mais a pesquisa.

091.1091.2

Valorizando atitudes de cuidado e preservação do meio ambiente e integrando o aluno como agente transformador, as professoras do Nível 5 convidaram as crianças para fazer uma plantação de pinhões.
Antes da atividade, os estudantes conheceram a “Lenda da Gralha Azul”, pássaro que, de acordo com a história, é considerado o guardião das matas de araucária do estado do Paraná. A exemplo da Gralha Azul, as crianças foram convidadas a plantarem seus pinhões, cultivando-os ao longo do ano.

090.1

“Montar a brincadeira é tão importante quanto brincar” (Marcelo Cunha Bueno).

Foi isso que os alunos da 3ª série C, Clara Borghetti Kern, Mariana Silveira de Farias Barbosa, Stephanie Selgen Schnack e Pyetra Ferreira Braga, fizeram com as crianças do Nível 5 A e B! As estudantes organizaram e ensinaram a brincadeira de pular elástico. O objeto integra o kit de férias que está sendo organizado pelas duas turmas para ser usado durante as férias que vem por aí.

089.1089.2

Tecnologia - Toshyro.net