Blog Educação Infantil

“Só iremos formar crianças que gostam de ler e tenham uma relação prazerosa com a literatura, se proporcionarmos a elas desde muito cedo, um agradável contato com o livro e com o ato de ouvir e contar histórias.”

As famílias dos alunos do Nível 5 estiveram no CEAT Lajeado nesta sexta-feira para assistir a uma apresentação especial. As crianças encenaram a peça “O pote vazio”, inspirada no livro de Demi. A atividade marcou o encerramento do Projeto Compartilhando Boas Histórias.
Ao longo do ano, em sala de aula, as crianças foram narradoras e ouvintes das histórias contadas pelos colegas. A ação incentivou a leitura, a oralidade, a escuta, a interpretação e a imaginação. Hoje, foi a vez das famílias conhecerem uma nova história.

105.1

105.2

Foi esta a investigação que a turma das Construções (Nível 4 C) e da Foto, (Nível 3 E) foram convidados a participar. A exploração visou resgatar a história dos prédios e foi guiada pelo diretor Rodrigo Ulrich, que contou ao grupo curiosidades sobre as construções do prédio antigo e novos do colégio. Ele ainda esclareceu as dúvidas das crianças que vem pesquisando sobre os diferentes espaços do CEAT!

104.1104.2

A Turma das Formigas (Nível 5 do CEAT Região Alta) vem fazendo novas descobertas sobre o mundo das letras. Através do Projeto Mala Surpresa, os alunos aguardam ansiosamente o seu dia de levar a mala para casa e então trazer dentro dela um objeto que inicie com a mesma letra do seu nome. No retorno o desafio dos demais colegas é adivinhar o que tem na mala. 
Em uma segunda rodada do projeto serão exploradas as letras com as quais não há nomes na turma, desta forma contemplando todas as letras do alfabeto. O projeto tem como objetivo explorar o som de cada letra, fazer relações com letras iniciais, formar e registrar palavras, levantamento de hipóteses, a consciência fonológica e a ordem alfabética.
A turma da professora Angélica Chiesa também vem explorando com muita empolgação o jogo Bingo das Letras. Têm sido momentos de muita aprendizagem, diversão e comprometimento.

103.1103.2

A Turma dos 18 Amigos (Nível 4 B) está descobrindo a Caixa dos Desafios, projeto proposto para todas as turmas do Nível 4. Entre os desafios, as possibilidades do jornal (levar na cabeça, dentro / fora, lado direito / lado esquerdo, na frente / atrás) e da corda (pular, passar por baixo, caminhar sobre) foram explorados.

102.1102.2

A letra inicial dos nomes dos alunos do Nível 5 foi o ponto de partida para o Projeto Mala Surpresa. A iniciativa tem como objetivo explorar o alfabeto e sua ordem, o levantamento de hipóteses, o som de cada letra e a consciência fonológica.
Ao longo das próximas semanas, cada aluno levará para casa uma mala caracterizada por cada turma e nela colocará um objeto cujo nome inicie com a primeira letra do seu nome. Em sala de aula, os colegas tentarão descobrir, através de dicas, o que tem na mala. Em uma segunda rodada serão exploradas as letras não contempladas nas iniciais dos nomes.

101.1101.2

Tecnologia - Toshyro.net