Blog Educação Infantil

As turmas do Nível 2 A e B, acompanhados pelas professoras Bruna Guttierres e Kátia Schneider, foram convidadas a conhecer o Pátio de Ferro. Um espaço novo, com brinquedos diferentes, repleto de desafios. Com olhares curiosos, as crianças observaram atentamente todos os brinquedos, para então, a brincadeira começar.

009.1009.2

"Muito tempo antes de Jesus nascer, nos países frios, a troca de ovos ocorria como celebração do fim do inverno e do início da primavera, estação marcada pelo renascer da natureza. Com o tempo, outras formas de ovos foram criadas. Além dos ovos de galinha pintados e recheados com amendoim, surgiram os ovos de chocolate" (Revista O amigo das crianças).

As crianças das turmas do Nível 5, com o auxílio das professoras, resgataram esta tradição! Jutas, elas pintaram casquinhas de ovos de galinha.

008.1008.2

Os alunos do Nível 5 A, envolvidos com a narrativa “O menino do dedo verde”, começaram a fazer alguns questionamentos...

- Porque a folha é verde?
- O sangue delas é verde?
- Como as plantas se alimentam?

Para esclarecer as dúvidas, as crianças, acompanhadas da professora Claudia Terres, foram até o Laboratório de Química. Lá, o professor Alexandre Souza realizou algumas práticas, mostrando aos alunos como acontece a condução do alimento extraído do solo pelas plantas e como se chama este processo. Através da observação, experimentação e conversação os estudantes esclareceram suas dúvidas.

006.1

Desde os primeiros dias de aula, a turma do Nível 5 C demonstrou curiosidade pelos bichinhos encontrados na área verde da escola. Durante as mais variadas vivências nos diferentes espaços do colégio, as crianças observaram um lagarto atravessando a rua e tomando um banho de sol, pássaros voando e trilhos de formigas que trabalhavam garantindo seu alimento para os dias frios que se aproximam.

Certo dia o grupo lanchava na sacada da sala de aula quando uma pomba prendeu sua asa na rede de proteção da sacada. Tomados pela empatia, todos prontamente quiseram ajudá-la.
- Ela é pequena e vai se assustar!
- Onde será que fica a casa dela?
- Acho que ela mora naquela árvore de coquinhos!
- Calma, temos que fazer silêncio!
- Profe será que ela vai voltar a voar?
- Uau! Nós salvamos ela!

A partir deste momento a turma escolheu seu nome, passando a ser chamada de “Guardiões da Natureza”.

004.1004.2

As crianças do Nível 3 B e C, acompanhadas das professoras Camila Sauter e Laura Borsatto de Farias, conheceram a composteira das turmas na última semana. O projeto, iniciado há dois anos no Nível 3, tem como objetivo dar destino ao lixo orgânico produzido na escola, principalmente no momento do lanche. Ao longo do ano, as crianças aprendem sobra o manuseio da composteira e o adubo produzido pelas minhocas.

002.1002.2

Tecnologia - Toshyro.net