Blog Educação Infantil

"A contação de histórias é atividade própria de incentivo à imaginação e o trânsito entre o fictício e o real. Ao preparar uma história para ser contada, tomamos a experiência do narrador e de cada personagem como nossa e ampliamos nossa experiência vivencial por meio da narrativa do autor. Os fatos, as cenas e os contextos são do plano do imaginário, mas os sentimentos e as emoções transcendem a ficção e se materializam na vida real." (RODRIGUES, 2005, p. 4).

A segunda-feira da turma do Nível 4 C veio recheada de sons, sabores e experiências. Acompanhados da professora Cayenne da Silveira, visitaram a área verde da escola e conheceram um pouco mais da história "O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado" de Audrey E Don Wood. Enquanto ouviam a história puderam saborear grande morangos vermelhos antes que o grande urso esfomeado aparecesse. Ainda aproveitaram a inspiração da história e o verde da natureza para criar um desenho com muita tinta e imaginação!

BlogN4CRatinhoMorangoUrso

As turmas do Nível 3 da Unidade Lajeado estão aprendendo sobre o reaproveitamento de resíduos dos alimentos com o auxílio de uma composteira. Cascas de ovos, frutas e verduras que sobram na cozinha da escola estão sendo colocados na composteira com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo produzido no CEAT.
Nesta segunda-feira, os alunos da Turma da Foca (Nível 3 D) observaram o processo de decomposição dos materiais orgânicos e realizaram a primeira coleta do chorume.

363.1363.2

As crianças do Berçário B visitaram o espaço infantil da Biblioteca nesta semana. A professora Verônica Quadros Quintana contou histórias para os alunos e depois eles interagiram com os livros.

362.1

362.2362.3

A turma do Nível 3 da professora Melissa Hesse foi visitar o Nível 4 B da professora Anelise Schwingel. Eles aproveitaram esse momento para brincar, experimentar e conversar sobre as vivências de ser aluno.

 

Site N3B e N4B

A exploração de caixas de papelão pelos alunos do Nível 5 C e D foi proposta pelas professoras Tamara Knecht e Franciele Prediger.

Num primeiro momento, as caixas se transformaram em objetos, camas, veículos, mesas, etc.
Em seguida, foi hora de colocar a mão na massa! Ops! Na caixa!
Com muita criatividade e imaginação e com o auxílio de recursos como tesoura, cola, revista, folhas coloridas, brilhos e tintas, os alunos foram remodelando o papelão. E não foram só as caixas que se transformaram, as crianças se tornaram tripulantes, reis, rainhas, pilotos e muito mais!
A iniciativa integrou as ações do Projeto Reinventando a Infância 2017.

361.1361.2

 

Tecnologia - Toshyro.net