Preservar o meio ambiente, para preservar a vida

Autora: Eduarda Bagatini Eccher
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Unidade: Região Alta
Professora: Flávia Zanatta

A degradação ambiental assume papel de destaque no desenvolvimento humano do século XXI. Viver em uma sociedade que carece de capacidade crítica sobre o que é ambientalmente benéfico e responsável acaba por tornar-se um caminho para a destruição de um ambiente natural, que poderia propiciar, futuramente, uma melhor qualidade de vida para a nação.
Dentre as atitudes populacionais ambientalmente incorretas no cotidiano, é de grande destaque o descuido relacionado ao destino do lixo. Inúmeros indivíduos não buscam fazer a separação correta nem demonstram se importar com isso. De mesmo modo, mais da metade da população brasileira usa as sacolas plásticas distribuídas nos supermercados incessantemente, evidenciando a pouca preocupação com a importância da substituição delas por sacolas reutilizáveis e recicláveis.
Em segundo plano, insere-se nesse contexto a poluição gerada pelos automóveis e variados meios de transportes poluidores, emissores de dióxido de carbono, componente químico crucial para a intensificação do efeito estufa. Mesmo que uma pequena parcela da população opte por meios de transporte público para sua migração pendular, é de extrema importância que a conscientização humana se intensifique e dissemine, para que um número ainda mais considerável se mobilize e utilize meios coletivos, visando ao bem nacional.
Desse modo, políticas públicas de conscientização ambiental podem ser promovidas pelas escolas, para entregar nas mãos dos jovens a responsabilidade do futuro do país. Além disso, palestras podem ser organizadas a mando do governo para a População Economicamente Ativa (PEA) do Brasil, com o intuito de fazê-la refletir sobre suas ações em âmbito global.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

As artes estão presentes em muitos espaços e momentos escolares e, por vezes, são elas que trazem alento e

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.