A teoria da empatia

Autora: Laura Barzotto Klafki
Turma: 3ª série do Ensino Médio
Unidade: Região Alta
Professora: Flávia Zanatta

Segundo a Teoria Malthusiana – assim denominada por ter sido elaborada por Thomas Malthus – em breve a população mundial seria dizimada devido à falta de alimentos, uma vez que estes cresceriam em progressão aritmética e aquela, em progressão geométrica. No entanto, esse pensamento não se concretizou, visto que o estudioso não previu a utilização de fertilizantes, o uso de anticoncepcionais e o manejo da tecnologia a favor do aumento da produção de gêneros alimentícios e do controle de natalidade. Todavia, a fome e a poluição gerada na agricultura ainda devem ser consideradas dores de cabeça do mundo todo, mas agora por outro motivo: o desperdício. É imprescindível, pois, conscientizar a população de que o combate a essa mazela pode ser um analgésico.
Todos os dias, milhares de árvores são desmatadas para dar lugar a lavouras e áreas destinadas ao pastejo animal. Como se não bastasse essa atrocidade às áreas verdes, o uso de agrotóxicos para o combate às pragas nas plantações é extremamente presente, contaminando o solo e os recursos hidrográficos. Esses insumos aumentam consideravelmente a produção, resultando em um montante muito superior ao consumido pela população que o compra. O que sobra é descartado de forma inconsciente e egocêntrica, já que na maioria das vezes não se pensa nos indivíduos que não têm condições de pagar por um alimento.
Tendo isso em vista, é possível afirmar de forma indubitável que milhões de pessoas passam fome no mundo devido ao individualismo da maior parcela das pessoas mais privilegiadas. Enquanto programas de culinária desperdiçarem quilos de comida a cada edição, profissionais midiáticos, como youtubers, utilizarem alimentos de forma indiscriminada e com o único objetivo de ganhar fama – como o episódio da banheira de Nutella – o progresso da sociedade mundial não será alcançado. Esta precisa atuar de forma conjunta, para que menos vítimas da fome sejam feitas e menos danos ao meio ambiente sejam causados.
Faz-se evidente, portanto, a importância da disseminação de projetos que incentivem a luta contra o desperdício de gêneros alimentícios através dos meios de comunicação de grande alcance, como sites da internet e programas de televisão. Aos programas de culinária deve ser sugerida a doação dos pratos feitos e não consumidos a instituições carentes. Ainda, seria interessante a realização de oficinas nas escolas que passassem aos jovens a percepção de preservação dos recursos naturais não renováveis e o pensamento de ajudar a quem necessita. Juntos, podemos formar uma sociedade mais empática e garantir que o que sobre seja apenas carinho e afeto.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas

As artes estão presentes em muitos espaços e momentos escolares e, por vezes, são elas que trazem alento e

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Para mais informações, visite nossa Política de Privacidade.